ANÁLISE CRÍTICA DO APLICATIVO DUOLINGO PARA USO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Autores/as

Palabras clave:

Duolingo, Tecnologia, Educação.

Resumen

O contexto educacional dispõe de inúmeras ferramentas para proporcionar aprendizagens mais significativas aos alunos, principalmente em termos de interatividade, tecnologias e inovação. No que se refere ao ensino e à aprendizagem de idiomas, muitos aplicativos apresentam propostas interessantes para seus usuários e potenciais alunos. Porém, aprender uma nova língua é uma tarefa complexa, que requer esforço de quem está ensinando e de quem está aprendendo. Este trabalho apresenta uma análise crítica sobre a utilização do aplicativo Duolingo nos processos de aprendizagem da língua inglesa e, ainda, aponta uma comparação com outro aplicativo com funcionalidade semelhante. Para a análise, foram apontados aspectos linguísticos, pedagógicos, tecnológicos, e a experiência de uso como critérios de análise. Também foram abordadas as potencialidades e as fragilidades do aplicativo Duolingo. Em suma, o Duolingo oferece a possibilidade de potenciais usuários aprenderem várias línguas, incluindo, a língua inglesa, conforme propõe o aplicativo, de forma divertida e interativa. Porém, o foco de aprendizagem está no vocabulário e na repetição de frases por versão e tradução; ofertando feedback imediato daquilo que está certo ou errado, sem explicar a estrutura da língua, apenas a colocando em testagem. De modo geral, concluímos que o Duolingo é um aplicativo que pode servir de complemento para promover práticas de aprendizagem da gramática da língua inglesa, porém não apresenta atividades que realmente instigue o aluno a resolver problemas, interagir e a divertir-se.

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Biografía del autor/a

Valéria Garlet, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Doutora em Administração, Técnica-administrativa em educação e Aluna do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Daniel Henrique Hoffmann, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Aluno do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Susana Cristina Dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Professora Associada, Docente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e no PPGTER, na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

Garlet, V., Hoffmann, D. H., & Reis, S. C. D. (2021). ANÁLISE CRÍTICA DO APLICATIVO DUOLINGO PARA USO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. ReTER, 2(2), e19/01–15. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/64976

Número

Sección

Análise de Tecnologias Educacionais Inovadoras - Dossiê 01/2021

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