MONDLYAR: USO DA REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995085999

Palavras-chave:

MondlyAR, Realidade aumentada, Ensino e aprendizagem, Língua inglesa, Inclusão digital

Resumo

O distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19fez com que os professores e alunos se adaptassem a essa nova realidade, tendo como grande aliado o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Nas escolas de zona rural, esta adaptação teve um grande impacto, pois muitos ainda não estavam familiarizados com o uso de algumas tecnologias. A presente pesquisa objetiva reconhecer o uso do aplicativo MondlyAr como facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa para estudantes de uma escola pública rural, localizada em Minas Gerais. Participaram desta pesquisa 11 alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental II. Dados coletados por meio de questionários padronizados permitiram analisar o aplicativo MondlyAr em relação a sua usabilidade e contribuição na aprendizagem de vocabulário em língua inglesa. Os resultados da pesquisa demonstraram que o aplicativo com Realidade Aumentada facilita e auxilia o processo de aprendizagem de vocabulário em língua inglesa e possui uma boa usabilidade. Assim, pode-se concluir que o uso de novas tecnologias como a Realidade Aumentada contribui no processo de aprendizagem de língua inglesa.

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Biografia do Autor

Larissa de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Francesa pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Pedagogia e em Educação Especial na modalidade EAD

Giani Petr, Universidade Federal de Santa Maria

Professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lotado no Colégio Politécnico da UFSM e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). É doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2018), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2013), bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 2009) com habilitação em licenciatura plena (UFSM, 2014). 

Natália Robaina, UFSM

Atualmente, mestranda no Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede. Graduada em Letras - Licenciatura - Habilitação: Inglês e Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 2017, atuou como monitora bolsista do projeto Línguas no Campus (LINC), vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação pela UFSM.  

Susana Cristina dos Reis, UFSM

É professora associada 2, no Curso de Letras, pesquisadora, orientadora e docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede e no Program de Pós-Graduação em Letras, na UFSM. Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, com estágio no exterior na Iowa State University (2010). Função no LabEOn: Coordenação Geral do Projeto LabEOn

Felipe Becker Nunes, UFSM

Doutor em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal (UFSM) de Santa Maria (2014). Bacharel em Sistemas de Informação na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA - Santa Maria) no ano de 2012.

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Publicado

2024-08-27

Como Citar

de Oliveira, L., Petri, G. ., Robaina, N. ., Reis, S. C. dos, & Nunes, F. B. (2024). MONDLYAR: USO DA REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 5(1), e5/1–16. https://doi.org/10.5902/2675995085999

Edição

Seção

Análise de Tecnologias Educacionais Inovadoras

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