MUNDOS VIRTUAIS E REALIDADE AUMENTADA NO ÂMBITO EDUCACIONAL: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

Autores

Palavras-chave:

Mundos virtuais, Realidade aumentada, Aprendizagem ativa, Aprendizagem experiencial.

Resumo

Ao longo dos últimos anos foi possível acompanhar uma demanda crescente por soluções tecnológicas voltadas para a educação, motivada por inúmeras razões, desde a ascensão e o desenvolvimento da educação a distância, dos ambientes virtuais de aprendizagem, dos cursos online abertos e massivos e, até mesmo, pela exigência de simulações e experimentações práticas de forma virtualizada, para suprir as carências nas áreas das ciências exatas. Nessa perspectiva, este artigo apresenta reflexões sobre duas tecnologias disruptivas, contemplando as vantagens e as desvantagens dos mundos virtuais e da realidade aumentada para a educação, as quais são tecnologias capazes de cativar a atenção, desenvolver a habilidade de visualização espacial, ensejar a aprendizagem ativa e experiencial, assim como proporcionar o senso de presença aos seus usuários, através da imersão em ambientes 3D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Herpich, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

PPGIE/UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil

Felipe Becker Nunes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Antonio Meneghetti Faculdade, Restinga Sêca, RS, Brasil

José Valdeni de Lima, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

PPGIE/UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil

Liane Margarida R. Tarouco, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

PPGIE/UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil

Referências

AVILA, Bárbara. G. Formação docente para a autoria nos mundos virtuais: uma aproximação do professor às novas demandas tecnológicas. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 233, 2016.

AZUMA, Ronald et al. Recent Advances in Augmented Reality. IEEE Computer Graphics and Applications, v. 21, n. 6, p. 34–47, 2001. DOI: https://doi.org/10.4061/2011/908468.

BAINBRIDGE, William S. Online Worlds: Convergence of the Real and the Virtual. Human-Computer Interaction Series, Springer-Verlag, London Limited, p. 1-302, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-84882-825-4_18.

BASSANI, Patrícia B. S. Realidade aumentada na escola: experiências de aprendizagem em espaços híbridos. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 62, p. 1174-1198, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS13.

BECK, Dennis; MORGADO, Leonel; O'SHEA, Patrick. Finding the Gaps about Uses of Immersive Learning Environments: A Survey of Surveys. Journal of Universal Computer Science, v. 26, n. 8, p. 1043-1073, 2020.

BOWER, Matt et al. Augmented reality in Education - Cases, places, and potentials. Educational Media International, v. 51, n. 1, p. 1-15, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/09523987.2014.889400.

CHANG, Man K.; LAW, Sally P. M. Factor Structure for Young’s Internet Addiction Test: a confirmatory study. Computer in Human Behavior, v. 24, n. 6, p. 2597–2619, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2008.03.001.

CHATZOPOULOS, Dimitris; et al. Mobile Augmented Reality Survey: From Where We Are to Where We Go. IEEE Access, v. 5, p. 6917–6950, 2017. DOI: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2017.2698164.

CRAIG, Alan B. Understanding augmented reality: Concepts and Applications. Newnes, p. 1-296, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-240-82408-6.00007-2.

EKREN, Gülay; KESKIN, Nilgun O. Existing Standards and Programs for Use in Mobile Augmented Reality. GULSUN, Gulsun; ALTINPULLUK, Hakan (Ed.). Mobile Technologies and Augmented Reality in Open Education. IGI Global, 2017. Cap. 6, p. 118-134, 2017. DOI: https://doi.org/10.4018/978-1-5225-2110-5.ch006.

FERREIRA, Paulo H. S.; ZORZAL, Ezequiel R. Aplicação de Realidade Aumentada para Apoiar o Ensino do Sistema Solar. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 1-4, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1784.

FRANÇA, Carlos R.; SILVA, Tatiana da. A Realidade Virtual e Aumentada e o Ensino de Ciências. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (Educitec), Manaus, v. 05, n. 10, p. 193-215, 2019. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.414

GARCÍA, Camino L.; ORTEGA, Carlos A. C.; ZEDNIK, Herik. Realidade Virtual e Aumentada: Estratégias de Metodologias Ativas nas Aulas sobre Meio Ambiente. Informática na educação: teoria & prática, v. 20, n. 1, p. 1-14, 2017.

GARTNER. 6 Trends on the Gartner Hype Cycle for the Digital Workplace, 2020. Disponível em: <https://www.gartner.com/smarterwithgartner/6-trends-on-the-gartner-hype-cycle-for-the-digital-workplace-2020/>. Acesso em: 08 nov. 2020.

HAMILTON, Karen. E. Augmented reality in education. Proc. SXSW Interactive 2011. Disponível em: <https://k3hamilton.com/AR/AR-Home.html>. Acesso em 01 out. 2019.

HERPICH, Fabrício et al. Mobile Augmented Reality impact in Student Engagement: an Analysis of the Focused Attention dimension. International Conference on Computational Science and Computational Intelligence (CSCI), p. 562-567, 2018a. DOI: https://doi.org/10.1109/CSCI46756.2018.00114.

HERPICH, Fabrício et al. Realidade Aumentada no Desenvolvimento da Habilidade de Visualização Espacial em Física. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 1-4, 2018b. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.345.

HERPICH, Fabrício; GUARESE, Renan L. M.; TAROUCO, Liane M. R. A Comparative Analysis of Augmented Reality Frameworks Aimed at the Development of Educational Applications. Creative Education, v. 8, n. 9, p. 1433–1451, 2017. DOI: https://doi.org/10.4236/ce.2017.89101.

HETKOWSKI, Tania M.; DIAS, Josemeire M. Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos. Revista Multidisciplinar Plurais, v. 4, n. 2, p. 11-25, 2019. DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.11-25.

IBÁÑEZ, María-Blanca; DELGADO-KLOOS, Carlos. Augmented reality for STEM learning: A systematic review. Computers & Education, v. 123, p. 109-123, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2018.05.002.

INOUE, J. S. P. et al. Indústria 4.0 - impactos da tecnologia da informação na nova indústria. Pesquisa e Ação, v. 4, n. 1, p. 1-21, 2019.

KOLESNICHENKO, Elena. A.; RADYUKOVA, Yana Y.; PAKHOMOV, Nicolay N. The Role and Importance of Knowledge Economy as a Platform for Formation of Industry 4.0. Popkova E.; Ragulina Y.; Bogoviz A. (Eds). Industry 4.0: Industrial Revolution of the 21st Century. [s.l.] Springer International Publishing, p. 73-81, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-94310-7_7.

KRASSMANN, Aliane et al. Investigating the Relation Between Sense of Presence, Attention and Performance: Virtual Reality Versus Web. International Conference - Lecture Notes in Computer Science. J. Stephanidis, C. et al. (Eds.), p. 445-461, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-60128-7_34.

LEÃO, Yasmin M. Aplicação da realidade aumentada (RA) no material didático para o ensino de língua estrangeira. Relatório Técnico-Científico, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, p. 1-52, 2019.

LOPES, Luana. M. D. et al. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revista, v. 35, p. 1-32, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698197403.

MITRE, Sandra. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018.

NUNES. Felipe. B. et al. Systematic Review of Virtual Worlds applied in Education. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), v. 27. n. 1, p. 657-666, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.657.

OLIVEIRA, Enoque. F. Ensino de geografia e educação 4.0: caminhos e desafios na era da inovação. Revista Amazônica Sobre Ensino de Geografia, v. 1, n. 1, p. 62-72, 2019.

ORGAZ, Gema B. et al. Clustering avatars behaviours from virtual worlds interactions. Proceedings of the 4th International Workshop on Web Intelligence & Communities, p. 1-7, 2012. DOI: https://doi.org/10.1145/2189736.2189743.

PEDROSA, Stella. M. P. A.; ZAPPALA-GUIMARÃES, Marco A. Realidade virtual e realidade aumentada: refletindo sobre usos e benefícios na educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 43, p. 123-146, 2019. DOI: http://dx.doi.org/ 10.5935/2238-1279.20190007.

PELLAS, Nicolaos. The development of a virtual learning platform for teaching concurrent programming languages in secondary education: the use of open sim and Scratch4OS. Journal of e-Learning and Knowledge Society, v. 10, n. 1, p. 1-15, 2014. DOI: https://doi.org/10.20368/1971-8829/876.

POTKONJAKA, Veljko et al. Virtual laboratories for education in science, technology, and engineering: A review. In: Computers & Education, v. 95, p. 309–327, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2016.02.002.

RESENDE, T. G. Estudo de caso sobre a carga de trabalho mental na utilização de mídias digitais em realidade aumentada aplicadas no ensino. Monografia (Curso de Ciência da Computação), Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, p. 57, 2019.

SANTOS, T. F. Realidade Aumentada no Ensino de Geometria plana e espacial. Chamada MCTIC/CNPq No. 05/2019 - Programa Ciências na Escola, p. 1-10, 2019.

SGOBBI, Fabiana S. et al. Introdução aos Mundos Virtuais Imersivos. Cognição e Aprendizagem em Mundo Virtual Imersivo (2a ed.). Porto Alegre: Editora da UFRGS, pp. 17-68, 2020.

SILVA, Ivanderson P.; MERCADO, Luis P. L. Revisão sistemática de literatura acerca da experimentação virtual no ensino de Física. Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente, v. 17, n. 1, p. 1-29, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.33871/e%26p.v0i0.2381.

SILVA, Roberto C. D., VASCONCELOS, Carlos. A. Realidade aumentada como apoio à aprendizagem de poliedros. Ensino da Matemática em Debate, v. 6, n. 2, p. 1-20, 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i2p50-71.

SILVA, Sangela A.; VASCONCELOS, Renan S.; CAMPOS, Paola S. INDUSTRY 4.0: a theoretical contribution to the current scenario of technology in Brazil. Journal of Engineering and Technology for Industrial Applications, v. 19, n. 5, p. 1-5, 2019. DOI: https://dx.doi.org/10.5935/2447-0228.20190049.

SIMSEK, Irfan; TUNCER, C.A.N. The Design and Use of Educational Games in 3D Virtual Worlds. Society for information technology and teacher education, p. 611-617, 2016.

STEED, Anthony; JULIER, Simon. Design and Implementation of an Immersive Virtual Reality System based on Smartphone Platform. 2013 IEEE Symposium on 3D User Interfaces, p. 43-46, 2013. DOI: https://dx.doi.org/10.1109/3DUI.2013.6550195.

TIBOLA, L. R. Fatores Ensejadores de Engajamento em Ambientes de Mundos Virtuais. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 235, 2018.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: SENAC, 2010.

VOSS, Gleizer. B. et al. Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ambientes Imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel. Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1-10, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.12.

WU, Hsin-Kai et al. Current status, opportunities and challenges of augmented reality in education. Computers & Education, v. 62, p. 41–49, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2012.10.024.

XENOS, M., MARATOU, V., NTOKAS, I., METTOURIS, C., PAPADOPOULOS, G. A. Game-Based Learning Using a 3D Virtual World in Computer Engineering Education. IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), p. 1078-1083, 2017. DOI: https://doi.org/10.1109/EDUCON.2017.7942982.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Herpich, F., Nunes, F. B., de Lima, J. V., & R. Tarouco, L. M. (2020). MUNDOS VIRTUAIS E REALIDADE AUMENTADA NO ÂMBITO EDUCACIONAL: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 1(1), e3/01–21. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/63571

Edição

Seção

Artigos Convidados