GAMIFICAÇÃO E ANSIEDADE DE TESTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995072175

Palavras-chave:

Avaliação escolar, Ansiedade de teste, Gamificação, Educação

Resumo

A ansiedade de teste é um tipo de ansiedade multifocal de desempenho individual caracterizada por reações psicológicas, fisiológicas e comportamentais diante das avaliações escolares. Estudos deste constructo buscam soluções para este quadro que ocorre em todos os níveis de ensino. Diante deste contexto, a gamificação apresenta-se como uma excelente estratégia avaliativa, pois seu mecanismo de uso está justamente na promoção de uma experiência positiva. Focalizar pesquisas nessa área pode favorecer a descoberta de soluções e a criação de novos modelos educacionais que privilegiam a avaliação como um processo dinâmico e construtivo. Desse modo, uma revisão sistemática da literatura foi aplicada com o objetivo de compreender a ocorrência da ansiedade de teste abordando a gamificação como uma solução para essa problemática. Os resultados mostraram que é necessário repensar o processo avaliativo no espaço escolar e que a gamificação apresenta indícios promissores como estratégia a ser aplicada, devido ao seu caráter motivador e de engajamento, que busca oportunizar uma experiência positiva ao usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Schlickmann Klettemberg, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa em Tecnologias Educacionais em Rede - Universidade Federal de Santa Maria

Felipe Becker Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

ADKINS-JABLONSKY, Sarah J. et al. A tale of two institutions: Analyzing the impact of gamified student response systems on student anxiety in two different introductory biology courses. CBE—Life Sciences Education, v. 20, n. 2, p. ar19, 2021.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.

BAL-İNCEBACAK, Belgin; YAMAN, Süleyman; SARIŞAN-TUNGAÇ, Aslı. The relation between intellectual risk-taking regarding science classes and test anxiety inventory of secondary school. South African Journal of Education, v. 39, n. 1, 2019.

BARLOW, David H. Manual clínico de trastornos psicológicos: Tratamiento paso a paso. Editorial El Manual Moderno, 2018.

BECK, A. T.; CLARCK, D. A. Terapia cognitiva para os estados de ansiedade: ciência e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012.

BEIDEL, Deborah C.; TURNER, Marquette W.; TRAGER, Karen N. Test anxiety and childhood anxiety disorders in African American and White school children. Journal of anxiety disorders, v. 8, n. 2, p. 169-179, 1994.

BIRJANDI, Parviz; ALEMI, Minoo. The impact of test anxiety on test performance among Iranian EFL learners. BRAIN. Broad Research in Artificial Intelligence and Neuroscience, v. 1, n. 4, p. 44-58, 2010.

BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. DVS editora, 2015.

BUSARELLO, Raul Inácio. Gamification: princípios e estratégias. Pimenta Cultural, 2016.

CARSLEY, Dana; HEATH, Nancy L. Evaluating the effectiveness of a mindfulness coloring activity for test anxiety in children. The Journal of Educational Research, v. 112, n. 2, p. 143-151, 2019.

CASSADY, Jerrell C.; FINCH, W. Holmes. Using factor mixture modeling to identify dimensions of cognitive test anxiety. Learning and Individual Differences, v. 41, p. 14-20, 2015.

CAZ, Çagdas; ÇOBAN, Oktay; YILDIRIM, Mehmet. The Analysis of Test Anxiety among Students at School of Physical Education and Sports in Terms of Demographic Variables. Journal of Education and Learning, v. 8, n. 1, p. 214-219, 2019.

CHAPELL, Mark S. et al. Test anxiety and academic performance in undergraduate and graduate students. Journal of educational Psychology, v. 97, n. 2, p. 268, 2005.

CONTRERAS-SOTO, Amanda; VÉLIZ-CAMPOS, Mauricio; VÉLIZ, Leonardo. Portfolios as a Strategy to Lower English Language Test Anxiety: The Case of Chile. International Journal of Instruction, v. 12, n. 1, p. 181-198, 2019.

DA SILVA, Andreza Regina Lopes et al. Gamificação na educação. Pimenta Cultural, 2014

DE PAULA, Fabiano Rodrigues; FÁVERO, R. P. A gamificação da educação na compreensão dos profissionais da educação. SBC–Proceedings of SBGames| ISSN, p. 2179-2259, 2016.

DETERDING, Sebastian et al. Gamification. using game-design elements in non-gaming contexts. In: CHI'11 extended abstracts on human factors in computing systems. 2011. p. 2425-2428.

DZIOB, Daniel. Board game in physics classes—A proposal for a new method of student assessment. Research in Science Education, v. 50, n. 3, p. 845-862, 2020.

FRANK-BOLTON, Pablo; SIMHA, Rahul. The Reverse Exam: A Gamified Exam Structure to Motivate Studying and Reduce Anxiety. In: Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education. 2020. p. 713-719.

GABRIEL, Rose Skripka do Nascimento. Ansiedade de prova em jovens: uma análise a partir dos traços de personalidade e da motivação acadêmica. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Metodista de São Paulo. 2019.

GINSBURG, Golda S. et al. Treating anxiety disorders in inner city schools: Results from a pilot randomized controlled trial comparing CBT and usual care. In: Child & youth care forum. Springer US, 2012. p. 1-19.

GONZAGA, Luiz Ricardo Vieira. Enfrentando provas escolares: relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no Ensino Médio. 2016.

HEMBREE, Ray. Correlates, causes, effects, and treatment of test anxiety. Review of educational research, v. 58, n. 1, p. 47-77, 1988.

HOPKO, Derek R.; HUNT, Melissa K.; ARMENTO, Maria EA. Attentional task aptitude and performance anxiety. International Journal of Stress Management, v. 12, n. 4, p. 389, 2005.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: vom Ursprung der Kultur im Spiel. 1956.

IRONSI, Chinaza Solomon. Impact of Test Anxiety on Test Scores of Pre-Service Teachers in Northern Cyprus. Online Submission, v. 1, n. 2, p. 19-36, 2020.

JONES, Matthew; BLANTON, Jedediah E.; WILLIAMS, Rachel E. Science to practice: Does gamification enhance intrinsic motivation?. Active Learning in Higher Education, p. 14697874211066882, 2022.

KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons, 2012.

KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. 2007.

KURBANOĞLU, N. İ.; NEFES, Fatma Koc. Context-based questions in science education: their effects on test anxiety and science achievement in relation to the gender of secondary school students. Journal of Baltic Science Education, v. 15, n. 3, p. 382, 2016.

LEE, Eunji et al. Hierarchical helical assembly of conjugated poly 3-hexylthiophene)-block-poly (3-triethylene glycol thiophene) diblock copolymers. Journal of the American Chemical Society, v. 133, n. 27, p. 10390-10393, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.

NARDI, Antonio Egidio; QUEVEDO, João; DA SILVA, Antônio Geraldo. Transtorno de ansiedade social: teoria e clínica. Artmed Editora, 2014.

NÚÑEZ-PEÑA, María Isabel; SUÁREZ-PELLICIONI, Macarena; BONO, Roser. Gender differences in test anxiety and their impact on higher education students’ academic achievement. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 228, p. 154-160, 2016.

NWAMUO, A. P.; IHEKWABA, N. C. Appraisal of the level of test anxiety among tertiary education students: A case of Alvan Ikoku Federal College of Education, Owerri, Imo State, Nigeria. African Educational Research Journal, v. 2, n. 1, p. 20-26, 2014.

OKOYE, K. R. E.; ONOKPAUNU, Michel Oghenekaro. Relationship between Self-Esteem, Academic Procrastination and Test Anxiety with Academic Achievement of Post Graduate Diploma in Education (PGDE) Students in Delta State University, Abraka. International Scholars Journal of Arts and Social Science Research, 2020.

OMS, Mental health atlas 2020. Geneva: World Health Organization; 2021.

PITOYO, Muhammad Dafit et al. Gamification Based assessment: A Test Anxiety Reduction through Game Elements in Quizizz Platform. International Online Journal of Education and Teaching, v. 6, n. 3, p. 456-471, 2019.

PUTWAIN, Dave W. et al. Stress and anxiety surrounding forthcoming Standard Assessment Tests in English schoolchildren. Pastoral Care in Education, v. 30, n. 4, p. 289-302, 2012.

PUTWAIN, Dave; DALY, Anthony L. Test anxiety prevalence and gender differences in a sample of English secondary school students. Educational Studies, v. 40, n. 5, p. 554-570, 2014.

SALTÜRK, Aylin; GÜNGÖR, Cumhur. Investigation of State Test Anxiety in University Students According to Success and Social Based Variables. Journal of Educational Leadership and Policy Studies, 2021.

SANCHES, Murilo Henrique Barbosa. Jogos digitais, gamificação e autoria de jogos na educação. Editora Senac São Paulo, 2021.

SEIJO GALÁN, Sara; FREIRE, Carlos; FERRADÁS, María del Mar. Tipos de motivación en relación a la ansiedad ante los exámenes en el alumnado de educación primaria. Publicaciones, v. 50, n. 1, p. 265-274, 2020.

SMITS, Jarka; CHARLIER, Nathalie. Game-based assessment and the effect on test anxiety: A case study. In: European Conference on Games Based Learning. Academic Conferences International Limited, 2011. p. 562.

SPADAFORA, Natalie et al. Test Anxiety in First-Generation Students: An Examination of the Role of Psychological Needs. Journal of Teaching and Learning, v. 14, n. 2, p. 33-49, 2020.

TAKUNYACI, Mithat; IZZET KURBANOGLU, N. An Investigation on Burnout, Test Anxiety, Test Motivation, and Test Attitude of Prospective Mathematics Teachers in Turkey. African Educational Research Journal, v. 9, n. 2, p. 562-569, 2021.

TODA, Armando Maciel; DA SILVA, Alan Pedro; ISOTANI, Seiji. Desafios para o planejamento e implantação da gamificação no contexto educacional. RENOTE, v. 15, n. 2, 2017.

TURAN, Zeynep; MERAL, Elif. Game-Based Versus to Non-Game-Based: The Impact of Student Response Systems on Students' Achievements, Engagements and Test Anxieties. Informatics in Education, v. 17, n. 1, p. 105-116, 2018.

VIANNA, Ysmar et al. Gamification, inc: Como reinventar empresas a partir de jogos, v. 1, 2013.

WEEMS, Carl F. et al. Test anxiety prevention and intervention programs in schools: Program development and rationale. School mental health, v. 2, n. 2, p. 62-71, 2010.

WERBACH, Kevin. (Re) defining gamification: A process approach. In: International conference on persuasive technology. Springer, Cham, 2014. p. 266-272.

ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by design: Implementing game mechanics in web and mobile apps. " O'Reilly Media, Inc.", 2011.

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

Klettemberg, J. S., & Nunes, F. B. (2023). GAMIFICAÇÃO E ANSIEDADE DE TESTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES ESCOLARES. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 4(1), e4/1–22. https://doi.org/10.5902/2675995072175

Edição

Seção

Dossiê Temático – Jogos e Gamificação aplicados à Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)