ENGLISH ONLINE 3D NA MODALIDADE REMOTA: IMPLEMENTAÇÕES PROPOSTAS NO CURSO DE EXTENSÃO PARA EFETIVAR O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
English Online 3D, projeto de extensão, ensino remoto emergencial.Resumo
O ensino de línguas mediado por tecnologias digitais tem sido alvo de pesquisa e experiências práticas há mais de duas décadas no Brasil. Em vista disso, pesquisas que envolvem tanto o ensino quanto a produção de materiais didáticos digitais são recorrentes e têm sido amplamente descritas em publicações prévias na área de Linguística Aplicada (REIS, 2010; LEFFA et al., 2020). Com a proposta do ensino remoto emergencial como resposta à pandemia de COVID-19, novas práticas e demandas têm sido evidenciadas e têm desafiado constantemente tanto ações pedagógicas de pesquisadores experientes quanto de iniciantes. A fim de contribuir com a descrição, análise e divulgação das experiências realizadas por meio de um curso de extensão ofertado no ano de 2020 na Universidade Federal de Santa Maria, reportamos as estratégias desenvolvidas para adaptar o curso English Online 3D da modalidade híbrida para a modalidade remota. As adaptações ocorridas na reformulação do material digital, bem como com relação ao planejamento pedagógico das aulas síncronas e assíncronas, são alvo da reflexão no que tange à formação inicial dos alunos de Letras e dos docentes envolvidos no projeto.
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