USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS VISANDO ESTIMULAR O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, NA DISCIPLINA DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NO PERÍODO DE ATIVIDADES REMOTAS

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Ensino de inglês, Atividades remotas.

Resumo

Resumo: Este trabalho visa apresentar possibilidades de uso de tecnologias digitais a partir de experiências desenvolvidas no ensino médio integrado do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/IFNMG, nos Campi Salinas e Januária, durante o período de ensino remoto adotado na pandemia em 2021, na disciplina de língua inglesa. A modalidade de atividades remotas trouxe alguns desafios para os docentes e discentes, entre eles, destacou-se a necessidade de o docente buscar atividades que pudessem estimular a participação e interação dos estudantes, estando em espaços e realidades distintas. Nesse sentido, este trabalho apresenta possibilidades de usos interativos de interfaces comunicativas, utilizadas com êxito durante sua aplicabilidade em momentos síncronos e assíncronos. São elas: o uso do Jamboard, quadro interativo do pacote Google, que possibilita uma construção de conteúdo colaborativo; ChatClass, robô de inglês vinculado ao whatsapp, que permite ao estudante o acesso a uma plataforma de exercícios práticos e kahoot, uma plataforma de jogos educativos. Notamos que essas interfaces comunicativas contribuem significativamente para que o conteúdo abordado estimule o estudante a desenvolver um papel mais ativo e autônomo no seu processo de aprendizagem. O presente trabalho está vinculado à pesquisa-ação e dialoga com autores que abordam a importância do uso de tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem, como: Santaella (2013), Moran (2013), Santos (2019), entre outros.           

Palavras-chave: Tecnologias digitais; Ensino de inglês; Atividades remotas.

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Biografia do Autor

Carla Gracielle Ramos Fraga, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professora de Inglês do EBTT do IFNMG/Campus Salinas. 

Departamento de línguas. Mestra em Educação.

Ivonilde Pereira Mota Alkmim, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professora de Inglês do EBTT do IFNMG/Campus Januária. 

Departamento de línguas. Mestra em Educação.

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

Fraga, C. G. R., & Alkmim, I. P. M. (2022). USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS VISANDO ESTIMULAR O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, NA DISCIPLINA DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NO PERÍODO DE ATIVIDADES REMOTAS. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 3(1), e3/01–19. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67973

Edição

Seção

IV Simpósio Internacional sobre Games, Gamification e Tecnologias na Educação