USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS VISANDO ESTIMULAR O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, NA DISCIPLINA DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NO PERÍODO DE ATIVIDADES REMOTAS
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Ensino de inglês, Atividades remotas.Resumo
Resumo: Este trabalho visa apresentar possibilidades de uso de tecnologias digitais a partir de experiências desenvolvidas no ensino médio integrado do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/IFNMG, nos Campi Salinas e Januária, durante o período de ensino remoto adotado na pandemia em 2021, na disciplina de língua inglesa. A modalidade de atividades remotas trouxe alguns desafios para os docentes e discentes, entre eles, destacou-se a necessidade de o docente buscar atividades que pudessem estimular a participação e interação dos estudantes, estando em espaços e realidades distintas. Nesse sentido, este trabalho apresenta possibilidades de usos interativos de interfaces comunicativas, utilizadas com êxito durante sua aplicabilidade em momentos síncronos e assíncronos. São elas: o uso do Jamboard, quadro interativo do pacote Google, que possibilita uma construção de conteúdo colaborativo; ChatClass, robô de inglês vinculado ao whatsapp, que permite ao estudante o acesso a uma plataforma de exercícios práticos e kahoot, uma plataforma de jogos educativos. Notamos que essas interfaces comunicativas contribuem significativamente para que o conteúdo abordado estimule o estudante a desenvolver um papel mais ativo e autônomo no seu processo de aprendizagem. O presente trabalho está vinculado à pesquisa-ação e dialoga com autores que abordam a importância do uso de tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem, como: Santaella (2013), Moran (2013), Santos (2019), entre outros.
Palavras-chave: Tecnologias digitais; Ensino de inglês; Atividades remotas.
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