FORMAÇÃO INTEGRADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CRÍTICO POR MEIO DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Formação integrada, Pensamento computacional, Ensino de programação

Resumo

Neste texto são discutidos aspectos relativos à formação integrada num curso de Licenciatura em Computação, na possibilidade da efetivação de uma educação para o mundo do trabalho numa perspectiva curricular ligada a politecnia e omnilateralidade. Com o objetivo de potencializar o desenvolvimento do pensamento computacional, apostamos na elaboração de uma sequência didática fundamentada nos três momentos pedagógicos (Delizoicov et al., 2011), visando o desenvolvimento de aplicativos móveis com App Inventor. O estudo partiu de autores que referenciaram a criação dos Institutos Federais (FRIGOTTO, CIAVATTA e RAMOS, 2005; PACHECO, 2015; KUENZER, 2007) para salientar aspectos pertinentes ao currículo integrado e construir aproximações com estudos sobre o pensamento computacional e sobre os momentos pedagógicos. Como resultado, deixamos o desafio de que professores de computação criem sequencias didáticas, utilizando o App Inventor para concretizar o ensino de programação e desenvolver o pensamento computacional.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Thomas, R., Caron Cambraia, A., & Basso Zanon, L. (2021). FORMAÇÃO INTEGRADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CRÍTICO POR MEIO DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(4), e7/01–15. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67321