TECNOBIOGRAFIA DE UMA PROFESSORA DE PORTUGUÊS EM HULHA NEGRA-RS: EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995070217

Palavras-chave:

Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), Narrativas, Linguística Aplicada

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo maior a apresentação, por meio de autonarrativas, das minhas vivências e da minha atuação como professora, pesquisadora e estudante durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), que reverberou em transformações sociais, culturais e pedagógicas muito significativas, no Brasil (e no mundo). Em termos metodológicos, esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter autobiográfico, desenvolvida com base na literatura da área de Linguística Aplicada (LA) e na produção de tecnobiografias. Em síntese, as tecnobiografias são histórias de vidas relacionadas às tecnologias, que podem trazer contribuições significativas para entender o período pandêmico pela ótica de professores de línguas. Destarte, o trabalho tem como referencial teórico estudos da área de LA sobre as autonarrativas e suas potencialidades para a docência. Escrevo, portanto, este trabalho como uma autonarrativa minha, partindo do pressuposto que nós somos o que nós narramos, e que nossas vivências passam a ter sentido por meio das nossas narrativas. Defendo que, com minhas narrativas sobre o trabalho docente em Hulha Negra, Rio Grande do Sul, nos anos de 2020 e 2021, somadas às narrativas produzidas durante a pandemia de COVID-19 por outros docentes, podemos ter uma cartografia complexa do que foi vivido/sentido por docentes, aprendizes, profissionais da educação, pais, colegas e comunidade escolar em geral nesses tempos difíceis. Os resultados apontam para a importância de a prática docente acompanhar a sociedade e, portanto, os professores e as professoras de línguas contarem com capacitação e formação continuada, principalmente para o uso das tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Inabel Três da Silva, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Letras EaD pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

 

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede Revista de Educação a Distância, v.7, n.1, p. 257-275, 2020.

BARTON, David; LEE, Carmen. Language Online: Investigating Digital Texts and Practices. New York: Routledge, 2013.

CHAGAS, E. Data Senado: quase 20 milhões de alunos deixaram de ter aulas durante pandemia. Disponível em https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/datasenado-quase-20-

milhões-de-alunos-deixaram-de-ter-aulas-durante-pandemia# Acesso em: 24/09/2020.

COSTA, A. R. Contribuições para uma cartografia complexa da ontoepistemogênese: autonarrativas e formação docente na Educação a Distância. 2021. 189f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, 2021a.

COSTA, Alan Ricardo; BEVILÁQUA, André Firpo; KIELING, Helena dos Santos; FIALHO, Vanessa Ribas. Paulo Freire hoje na Cibercultura. Porto Alegre: Editora CirKula, 2020. 100p.

COSTA, Alan Ricardo; FIALHO, Vanessa Ribas. Paulo Freire na formação docente e na cibercultura: um olhar crítico-reflexivo sobre as tecnologias hoje. In: COSTA, A. R.; FAGUNDES, A.; FONTANA, M. V. L. (Org.) Letras para a Liberdade: perspectivas críticas no ensino de línguas e literaturas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, p. 327-349.

COSTA, Alan Ricardo; PICCININ, Fabiana. Memoriais autobiográficos no viés da Complexidade: um conceito para a formação docente. Revista Gatilho, Juiz de Fora, v. 18, p. 231-252, 2020.

CRUZ, R. M.; ROCHA, R. E. R.; ANDREONI, S.; PESCA, A. D. Retorno ao trabalho? Indicadores de saúde mental em professores durante a pandemia da COVID-19. Polyphonía, 31(1), p. 325–344. 2020.

FIALHO, V. R. Estratégias e metodologias para entender o ensino remoto emergencial. Seminários Abertos de Letras (UFSM). 27/01/2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=v-7q_HIjyqw&t=3418s&ab_channel=Semin%C3%A1riosAbertosLETRASUFSM>. Acesso em: 29 jan. 2022.

GESTRADO. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Base de dados. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2020a.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1991a.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991b.

LOUREIRO, Camila Wolpato. Pedagogias De coloniais no contexto de pandemia do COVID-19: desafios e possibilidades do fazer docente. REALIS, v.10, n. 02. 2020.

LOUREIRO, Camila Wolpato; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Seria possível uma epistemologia freiriana de colonial? Da “Cultura do silêncio” ao “Dizer a sua palavra”. Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 3, 2019.

MOITA-LOPES, Luiz Paulo. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002, p. 63-81.

MOUTINHO, K., CONTI, L. Análise narrativa, construção de sentidos e identidade. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa, 2017, p. 1-8.

PAIVA, Vera Menezes. Tecnologia digital em época de pandemia. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, p. 01-12. 2021.

PAIVA, Vera Menezes; MURTA, Claudia Almeida Rodrigues. Tecnobiografias em três gerações. In: LEFFA, V. J.; FIALHO, V. R.; BEVILÁQUA, A. F.; COSTA, A. R. (Org.) Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em Linguística Aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020, p. 180-205.

PORTARIA N.º 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 20 nov. 2021.

RIBEIRO, Ana Elisa. Educação e Tecnologias Digitais: ciclos da precariedade diante da pandemia. Abralin ao Vivo. 25/06/2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_-lfTZT7oFI&t=642s&ab_channel=Abralin>. Acesso em: 20 jan. de 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

Silva, F. I. T. da. (2023). TECNOBIOGRAFIA DE UMA PROFESSORA DE PORTUGUÊS EM HULHA NEGRA-RS: EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 4(1), e16/1–21. https://doi.org/10.5902/2675995070217

Edição

Seção

Relatos de Experiência