EDUCAÇÃO SUPERIOR E O ENSINO REMOTO: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas experiências e possibilidades de práticas pedagógicas realizadas com acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III e IV, no recorte temporal de 2020 e 2021. A pesquisa de caráter qualitativo, assente no relato de experiência, investigou como as práticas de exercício do estágio docente foram sistematizadas para que o acadêmico relacionasse os aspectos teóricos e práticos e se aproximasse das experiências da sala de aula em um período de ensino remoto emergencial, causado pela pandemia da Covid-19. Nesse contexto, levantamos as seguintes problemáticas: Como aproximar as vivências das práticas pedagógicas aos acadêmicos do Curso de Pedagogia em tempos de distanciamento social? Quais reformulações e adaptações foram necessárias para que o estagiário realizasse as diversas práticas pedagógicas entre elas: as etapas de observação, participação, planejamento e regência previstas na proposta curricular? Quais ferramentas tecnológicas e recursos potencialmente significantes foram aplicados nesse período? O cotejamento das informações revelou que a realização do estágio supervisionado ocorreu por meio de ferramentas digitais de computação em nuvem, no ambiente colaborativo virtual Classroom, com a utilização de dispositivos móveis dos acadêmicos para a participação das atividades síncronas e assíncronas, criação de conteúdos livres referentes aos componentes curriculares e adaptações metodológicas, desvelando, portanto, a relevância das tecnologias na Educação Superior, sobretudo, em tempos de pandemia. 

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Biografia do Autor

Elisangela Alves dos Reis, Universidade Paranaense, Umuarama, PR.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.

Rosana Vasconcelos Vito, Universidade Paranaense, Umuarama, PR.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.

Lucyelena Amaral Picelli, Universidade Paranaense, Umuarama, PR.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Reis, E. A. dos, Vito, R. V., & Picelli, L. A. (2021). EDUCAÇÃO SUPERIOR E O ENSINO REMOTO: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e7/01–16. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65556

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