O ENSINO REMOTO E AS LITERATURAS ANGLÓFONAS: O DESAFIO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Autores

Palavras-chave:

Práticas como componente curricular, Ensino remoto, Literaturas Anglófonas.

Resumo

Este artigo descreve o desafio de trabalhar com a prática como componente curricular (PCC) em meio a um cenário emergencial de ensino remoto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) via REDE (Regime de Exercícios Domiciliares Especiais), em vigor desde o início da pandemia de COVID-19 no Brasil, em março de 2020. Diante de todas as adaptações necessárias à implantação de um novo currículo de curso durante uma pandemia e no ambiente de ensino remoto, inevitavelmente, todas as disciplinas foram impactadas. A prática como componente curricular (PCC), que tem feito parte das propostas pedagógicas dos cursos de Licenciatura no Brasil nos últimos anos, também representou um desafio adicional, visto que deveria ser contemplada de alguma forma na modalidade de ensino remoto. Este artigo compartilha uma proposta de ensino de literaturas anglófonas envolvendo licenciandos cursando a disciplina Literaturas Anglófonas VI (do 6º semestre) na UFSM, enfocando a tarefa de criação de um plano de aula como atividade de Prática como Componente Curricular para ambientes de ensino remoto. Como resultado, a literatura se mostrou uma disciplina proveitosa em tal iniciativa, pois os acadêmicos estavam engajados e seu contato com artefatos literários foi de fato estimulado por meio das ferramentas online, tornando a experiência literária cativante.

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Biografia do Autor

Mônica Stefani, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Doutora em Letras, Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras (DLTE) na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Stefani, M. (2021). O ENSINO REMOTO E AS LITERATURAS ANGLÓFONAS: O DESAFIO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e6/01–15. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65269