O ENSINO REMOTO E AS LITERATURAS ANGLÓFONAS: O DESAFIO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Palavras-chave:
Práticas como componente curricular, Ensino remoto, Literaturas Anglófonas.Resumo
Este artigo descreve o desafio de trabalhar com a prática como componente curricular (PCC) em meio a um cenário emergencial de ensino remoto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) via REDE (Regime de Exercícios Domiciliares Especiais), em vigor desde o início da pandemia de COVID-19 no Brasil, em março de 2020. Diante de todas as adaptações necessárias à implantação de um novo currículo de curso durante uma pandemia e no ambiente de ensino remoto, inevitavelmente, todas as disciplinas foram impactadas. A prática como componente curricular (PCC), que tem feito parte das propostas pedagógicas dos cursos de Licenciatura no Brasil nos últimos anos, também representou um desafio adicional, visto que deveria ser contemplada de alguma forma na modalidade de ensino remoto. Este artigo compartilha uma proposta de ensino de literaturas anglófonas envolvendo licenciandos cursando a disciplina Literaturas Anglófonas VI (do 6º semestre) na UFSM, enfocando a tarefa de criação de um plano de aula como atividade de Prática como Componente Curricular para ambientes de ensino remoto. Como resultado, a literatura se mostrou uma disciplina proveitosa em tal iniciativa, pois os acadêmicos estavam engajados e seu contato com artefatos literários foi de fato estimulado por meio das ferramentas online, tornando a experiência literária cativante.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES n.º 492, de 3 de abril de 2001. Brasília, DF, 2001a.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES n.º 15, de 2 de fevereiro de 2005. Brasília, DF, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 28, de 2 de outubro de 2001. Brasília, DF, 2001b.
GOOGLE MEET. Como usar a videoconferência do Google Meet. Disponível em: https://apps.google.com/intl/pt-BR/meet/how-it-works/. Acesso em: 02 jun. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
MOODLE. Sobre o Moodle - Nossa Missão e Valores. Disponível em: https://moodle.com/pt/sobre/. Acesso em: 01 jun. 2021.
MOHR, Adriana; WIELEWICKI, Hamilton de Godoy (Orgs). Prática como Componente Curricular: que novidade é essa 15 anos depois? Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017.
STEFANI, Mônica; PEREIRA, Tiago F. Literaturas Anglófonas e ensino em meio à pandemia de COVID-19: uma experiência no Sul do Brasil. Revista Terceira Margem, Rio de Janeiro, v. 24, n. 44, set./nov. 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/36004/21366. Acesso em: 10 mar. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.