ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MEIO À PANDEMIA
Palavras-chave:
Ensino de Língua Inglesa, Recursos tecnológicos, Aulas virtualizadas.Resumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência de uma prática de ensino de Língua Inglesa como Língua Adicional no Ensino Superior com foco nos recursos tecnológicos educacionais utilizados. Organizada em um projeto de trabalho com duração de seis aulas, a prática foi fundamentalmente baseada em recursos tecnológicos que promoveram um maior engajamento dos estudantes em tempos de aulas virtualizadas devido à pandemia do covid-19. Para fins metodológicos, os recursos utilizados foram categorizados em três tipos: (1) materiais de aula, aqueles utilizados para disponibilizar tarefas; (2) dinâmicas, para atividades de vocabulário, pré-leitura, warm up, entre outras; (3) de aula e comunicação, que garantiam uma proximidade dos estudantes, ainda que a distância. Ao final do projeto, os alunos avaliaram as aulas e o resultado foi bastante positivo, sendo a dinamicidade e a interatividade das aulas, dois dos aspectos mais comentados pelos estudantes. Esta prática pedagógica foi bem sucedida e pode ser replicada em contextos de ensino similares.
Downloads
Referências
CLARK, Herbert. Language use. In: CLARK, Herbert. Using language. Cambridge University Press. p.3-
, 1996. O uso da linguagem. Cadernos de Tradução do Instituto de Letras UFRGS, 9, p. 49-71, 2000.
HERNÁNDEZ, Fernando. Entrevista com o Professor Fernando Hernández. Revista Bem Legal, v. 4, n.
, pg. 65-72, 2014. Disponível em: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoesanteriores/no_1_2014/entrevista-com-o-professor-fernando-hernandez. Acesso em: 31 mar. 2021.
RODRIGUES, Alessandra. Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de
pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em:
http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/17/ensino-remoto-na-educacao-superior/. Acesso
em: 01 abr. 2021.
SCHLATTER, Margarete; GARCEZ, Pedro. Línguas Adicionais na escola: aprendizagens colaborativas
em inglês. Erechim: Edelbra, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.