ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MEIO À PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Língua Inglesa, Recursos tecnológicos, Aulas virtualizadas.

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência de uma prática de ensino de Língua Inglesa como Língua Adicional no Ensino Superior com foco nos recursos tecnológicos educacionais utilizados. Organizada em um projeto de trabalho com duração de seis aulas, a prática foi fundamentalmente baseada em recursos tecnológicos que promoveram um maior engajamento dos estudantes em tempos de aulas virtualizadas devido à pandemia do covid-19. Para fins metodológicos, os recursos utilizados foram categorizados em três tipos: (1) materiais de aula, aqueles utilizados para disponibilizar tarefas; (2) dinâmicas, para atividades de vocabulário, pré-leitura, warm up, entre outras; (3) de aula e comunicação, que garantiam uma proximidade dos estudantes, ainda que a distância. Ao final do projeto, os alunos avaliaram as aulas e o resultado foi bastante positivo, sendo a dinamicidade e a interatividade das aulas, dois dos aspectos mais comentados pelos estudantes. Esta prática pedagógica foi bem sucedida e pode ser replicada em contextos de ensino similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Makeli Aldrovandi, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, RS.

Docente do Curso de Letras da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, RS, Brasil.

Marine Laisa Matte, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, RS.

Docente do Curso de Letras da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, RS, Brasil.

Referências

CLARK, Herbert. Language use. In: CLARK, Herbert. Using language. Cambridge University Press. p.3-

, 1996. O uso da linguagem. Cadernos de Tradução do Instituto de Letras UFRGS, 9, p. 49-71, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando. Entrevista com o Professor Fernando Hernández. Revista Bem Legal, v. 4, n.

, pg. 65-72, 2014. Disponível em: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoesanteriores/no_1_2014/entrevista-com-o-professor-fernando-hernandez. Acesso em: 31 mar. 2021.

RODRIGUES, Alessandra. Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de

pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em:

http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/17/ensino-remoto-na-educacao-superior/. Acesso

em: 01 abr. 2021.

SCHLATTER, Margarete; GARCEZ, Pedro. Línguas Adicionais na escola: aprendizagens colaborativas

em inglês. Erechim: Edelbra, 2012.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Aldrovandi, M., & Matte, M. L. (2021). ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MEIO À PANDEMIA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e8/01–13. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65177