POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS PARA INTEGRAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Resumo

O foco deste artigo é explicitar as políticas públicas brasileiras sobre os Recursos Educacionais Abertos (REA), as ações de formação e pesquisas realizadas sobre REA, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER), da Universidade Federal de Santa Maria. O propósito é analisar resultados de pesquisa a respeito do fomento e da indução das políticas públicas educacionais para integração de REA nas práticas escolares, dos professores da Educação Básica das redes públicas do Rio Grande do Sul, os quais foram participantes do curso REA: Educação para o Futuro, no ano de 2018. Os resultados, obtidos por meio da pesquisa-ação, evidenciam o desconhecimento dos REA, antes do curso, pela maioria dos participantes, os desafios enfrentados e avanços obtidos nas primeiras ações de seleção e produção de REA para integrar nas práticas escolares.

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Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Professora associada na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Mara Denize Mazzardo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Professora na Universidade Aberta do Brasil/UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

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Publicado

2020-10-23

Como Citar

Mallmann, E. M., & Mazzardo, M. D. (2020). POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS PARA INTEGRAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 1(1), e1/01–15. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/61941

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