PRODUÇÃO INTERATIVA DE PODCAST COMO FERRAMENTA DE LEITURA CRÍTICA DE LÍNGUA INGLESA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Leitura em língua inglesa, produção interativa de podcast, educação básica.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades da ferramenta tecnológica e digital podcast, apontando quais são suas contribuições para práticas de formação leitora de Língua Inglesa na Educação Básica. Dessa forma, o artigo contempla reflexões a respeito da formação leitora de Língua Inglesa nessa etapa escolar e revisa principais documentos que norteiam a educação básica do país, como a BNCC (2018); LDB (1996); e a Matriz de Referência do ENEM (2009). Além disso, são apresentados conceitos referentes à produção interativa de podcast neste contexto de ensino, os quais são abordados com fontes de referências de autores como: Oliveira e Cardoso (2009); Adelina Moura (2010); Rosell-Aguilar (2009); Reis e Gomes (2014). A pesquisa é pautada em uma investigação bibliográfica e documental, o que garante reflexões na área educacional coerentes com as exigências de ensino da atualidade. A partir disso, conclui-se que a ferramenta podcast, além de associar-se às práticas digitais do mundo conectado, ela ainda possibilita o aprimoramento de habilidades comunicativas como oralidade, persuasão, posicionamento crítico e leitura, tendo em vista as práticas de gravação e escuta de áudio que caracterizam a ferramenta.
Downloads
Referências
BARROS, Gílian C.; MENTA, Eziquiel. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economía Política de Las Tecnologías de La Información y Comunicación, Meio Eletrônico, v. 9, n. 1, p. 1-15, 2007. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/217. Acesso em: 21 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM. Brasília: INEP/MEC, 2009. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/matriz_novoenem.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.
MOURA, Adelina. Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação. Limite: Revista de estudios portugueses y da la lusofonía, n 4, p. 81-104, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3632934.pdf. Acesso em: 19 jan. 2021.
OLIVEIRA, Susana Alexandra. CARDOSO, Eduardo Luís. Novas Perspectivas no Ensino da Língua Inglesa: Blogues e Podcasts. Educação, Formação & Tecnologias, v. 2, n. 1, p. 87-101, 2009. Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/66. Acesso em: 20 jan. 2021.
REIS, Susana Cristina dos. GOMES, Adilson Fernandes. LINCK, Anderson José Machado. Uso de Podcast no ensino de Língua Inglesa: um estudo de caso. Revista Escrita, n. 15, p. 01-18, 2012. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20857/20857.PDF. Acesso em: 21 jan. 2021.
REIS, Susana Cristina dos; GOMES, Adilson Fernandes. Podcasts para ensino de Língua Inglesa: análise e prática de letramento digital. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 12, n. 3, p. 367-379, set/dez, 2014. Quadrimestral. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.11. Acesso em: 22 jan. 2021.
ROSELL-AGUILAR, Fernando. Podcasting for language learning: reexamining the potential. In: LORD, Gillian. LOMICKA, Lara. The next generation: social networking and online collaboration in foreign language learning. 8ª ed., San Marcos, Editora CALICO, p. 13-34, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/43642926_Podcasting_for_language_learning_Re-examining_the_potential. Acesso em: 21 jan. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.