AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS COMO INSTRUMENTOS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SOCIEDADE NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995070970

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Qualidade na Educação, Redução das Desigualdades Sociais

Resumo

As políticas públicas educacionais enquanto instrumentos para a qualidade da educação e a construção de uma nova sociedade mais igualitária são elementos que necessitam de ampla discussão acadêmica com o propósito de aclarar o papel das políticas públicas educacionais no Brasil. O objetivo deste artigo foi identificar o papel das políticas públicas educacionais na estruturação de um sistema educativo capaz de influenciar positivamente na construção de uma nova sociedade no Brasil. O objetivo traçado foi alcançado a partir da execução de uma pesquisa bibliográfica, com estudo exploratório e análise qualitativa. Concluiu-se com a elaboração da presente pesquisa que as políticas públicas educacionais fazem papel educativo e social, quando buscam a partir de sua essência transformar as escolas, fundamentando a qualidade das escolas, da formação dos professores e das oportunidades iguais para cada aluno, permitindo assim, a transformação da sociedade em todo o Brasil. No desenvolvimento deste estudo concluiu-se que o ato mais transformador da educação é a construção de uma escola capaz de permitir a qualidade social, transformando e gerando uma nova sociedade, em que palavras como igualdade, respeito e cidadania avultem-se ao sinônimo de qualidade na educação e, especialmente, que as políticas públicas educacionais sejam essenciais para a transformação desse novo porvir social.

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Biografia do Autor

Marijane de Oliveira Soares, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) campus Frederico Westphalen-Rio Grande do Sul

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Literatura Brasileira e Professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI campus Frederico Westphalen.

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Publicado

2023-07-18

Como Citar

Soares, M. de O., & Porto, A. P. T. (2023). AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS COMO INSTRUMENTOS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SOCIEDADE NO BRASIL. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 4(1), e13/1–17. https://doi.org/10.5902/2675995070970