A educação ambiental e atividades lúdicas: um incentivo a mudança de hábitos na geração de lixo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130818806Palavras-chave:
Resíduos sólidos, Redução, Reutilização, Ensino fundamentalResumo
Uma das metas da Educação Ambiental é sensibilizar a população para que se torne consciente e preocupada com o ambiente e seus problemas. Diante deste fato, com objetivo de chamar a atenção dos participantes das atividades do Acantonamento Ecológico quanto à percepção da quantidade de lixo produzida e descartada por eles, este trabalho propôs uma prática denominada “gincana do lixo” na qual os participantes (crianças de 5º ano da Rede Municipal de Ensino da cidade de Curitiba entre 9 a 12 anos), deveriam descartar os resíduos de forma correta nas lixeiras, Posteriormente houve uma discussão sobre os erros e acertos. Os participantes também foram provocados e observados durante a atividade e a partir dos resultados obtidos verificou–se a necessidade de trabalhar o tema não só na escola, mas, em conjunto com a família, pois apesar de todas as campanhas realizadas na mídia a fim de sensibilizar a população sobre a produção de resíduos, a prática das pessoas ainda está longe dos resultados esperados, para tanto deveremos investir em atividades que busquem a mudança de hábitos e podemos atingir esse objetivo por meio de jogos e atividades práticas que façam parte do cotidiano dos estudantes do ensino fundamental.Downloads
Referências
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