“E agora... A lagarta queimou!” O teatro de fantoches como instrumento de sensibilização em educação ambiental

Autores

  • Cláudia Regina Bosa Zoológico Municipal de Curitiba, Curitiba, PR
  • Marilyn Verônica de Farias Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814311

Palavras-chave:

Lonomia obliqua, Interdisciplinaridade, Acidente toxicológico

Resumo

Os envenenamentos ocasionados pelo contato com lagartas da espécie Lonomia obliqua, predominam na região sul do Brasil. Dentre os casos registrados de acidentes com esta lagarta no Paraná, 20% são com crianças na faixa etária entre 10 a 19 anos. O objetivo deste estudo foi sensibilizar, por meio de teatro de fantoches, alunos que participaram do Acantonamento Ecológico de Curitiba, sobre a importância de conhecer esta lagarta. O trabalho teve a participação de 102 alunos de 5º ano do Ensino Fundamental de três escolas de Curitiba. Nas escolas de origem foi aplicado um questionário pré-teste. Os alunos, ao participarem do Acantonamento, assistiram ao teatro de fantoches e, em seguida responderam ao mesmo questionário, denominado pós-teste. Os resultados dos questionários pré e pós-teste foram tabulados e analisados por meio do teste de qui-quadrado. Após a análise verificou-se a eficácia do teatro de fantoches no processo de sensibilização, reconhecimento e medidas de prevenção com relação à lagarta em questão.

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Biografia do Autor

Cláudia Regina Bosa, Zoológico Municipal de Curitiba, Curitiba, PR

Bióloga do Zoológico Municipal de Curitiba, mestre em Zoologia- UFPR, Professora e orientadora do Curso de Especialização em Conservação da Natureza e Educação Ambiental da PUC/PR. Doutoranda em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela UFPR

Marilyn Verônica de Farias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Bióloga Licenciada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR. Professora do Ensino Fundamental da Rede CIESC de Ensino.

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Publicado

2014-09-01

Como Citar

Bosa, C. R., & Farias, M. V. de. (2014). “E agora. A lagarta queimou!” O teatro de fantoches como instrumento de sensibilização em educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 13(4), 3623–3631. https://doi.org/10.5902/2236130814311

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