“E agora... A lagarta queimou!” O teatro de fantoches como instrumento de sensibilização em educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130814311Palavras-chave:
Lonomia obliqua, Interdisciplinaridade, Acidente toxicológicoResumo
Os envenenamentos ocasionados pelo contato com lagartas da espécie Lonomia obliqua, predominam na região sul do Brasil. Dentre os casos registrados de acidentes com esta lagarta no Paraná, 20% são com crianças na faixa etária entre 10 a 19 anos. O objetivo deste estudo foi sensibilizar, por meio de teatro de fantoches, alunos que participaram do Acantonamento Ecológico de Curitiba, sobre a importância de conhecer esta lagarta. O trabalho teve a participação de 102 alunos de 5º ano do Ensino Fundamental de três escolas de Curitiba. Nas escolas de origem foi aplicado um questionário pré-teste. Os alunos, ao participarem do Acantonamento, assistiram ao teatro de fantoches e, em seguida responderam ao mesmo questionário, denominado pós-teste. Os resultados dos questionários pré e pós-teste foram tabulados e analisados por meio do teste de qui-quadrado. Após a análise verificou-se a eficácia do teatro de fantoches no processo de sensibilização, reconhecimento e medidas de prevenção com relação à lagarta em questão.
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