PERFIL DOS VISITANTES DO PARQUE BARIGUI, CURITIBA, PR

Cláudia Regina Bosa, Moara Pereira da Silva

Resumo


A educação ambiental vem promovendo mudanças importantes no mundo moderno, isso se dá através da conscientização do ser humano atual nas modificações das percepções do planeta. Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos visitantes quanto ao interesse por um programa de educação ambiental para o Parque Barigui, assim como traçar um rápido perfil dos mesmos, levantando os pontos a serem melhorados em relação ao atendimento ao público visitante. Para avaliar este perfil foi aplicado um questionário. Participaram da pesquisa cento e quinze visitantes, entrevistados de forma aleatória. A pesquisa foi realizada em dois dias da semana (domingo e quarta-feira), durante três meses consecutivos: agosto, setembro e outubro de 2010. Os questionários foram tabulados em um banco de dados no programa do EXCEL e analisados isoladamente. A maioria dos entrevistados foi do sexo masculino, solteiro, com idade entre 21 e 30 anos, apresentam alto nível de escolaridade, possuem trabalho formal, com faixa salarial entre 1 e 3 salários mínimos, além disso, utilizam automóvel como meio de locomoção pra chegarem ao parque. O motivo que leva os visitantes ao parque é o clima agradável e aproximidade com a natureza. A maioria acredita que o parque serve para lazer e o recomendaria para outras pessoas. Acham que há necessidade de outros serviços e que é preciso aumentar a segurança. Sobre a necessidade de um centro de educação ambiental os entrevistados responderam que assim as pessoas teriam mais conscientização sobre o meio ambiente e entenderiam melhor sobre a preservação. O questionário se mostrou eficiente. Com este estudo foi possível compreender a importância de se conhecer o perfil dos visitantes de parques de forma a propiciar uma maior integração destes com suas necessidades e o meio ambiente.

 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613083610

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.