Educação ambiental em área de regularização fundiária na cidade de Curitiba, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613082703Palavras-chave:
Regularização fundiária, Educação ambiental, Ocupações irregularesResumo
É notória a preocupação com os problemas ambientais enfrentados atualmente pela humanidade. O crescimento demográfico é acentuado e os problemas provenientes da falta de planejamento urbano se refletem nas ocupações irregulares, muitas vezes em áreas de preservação permanente. O Projeto de Regularização Fundiária da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, que faz parte do Projeto de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, retira as famílias do favelamento relocando-as para moradia digna, com luz, água, coleta de esgoto e coleta de lixo. Os técnicos ambientais realizam atividades de Educação Ambiental a fim de informar e incentivar os moradores a respeito da conservação do ambiente para que na nova moradia possam estabelecer padrões de higiene aumentando assim, a qualidade de vida da comunidade. Este trabalho teve como objetivo analisar as diretrizes de Educação Ambiental presentes nos Planos Técnicos de Trabalho Social, construídos a partir do Plano Municipal de Regularização Fundiária em Áreas de Preservação Permanente, da COHAB-CT e se este plano condiz com a realidade socioambiental dos moradores que serão relocados. Foi realizada a análise documental dos Planos de cada Projeto e coleta de dados qualitativa nas áreas selecionadas a fim de verificar o perfil das comunidades. Apesar da maioria dos projetos ainda estarem em andamento, os resultados parciais foram satisfatórios, as famílias tem se mostrado preocupadas e sensibilizadas à problemática ambiental, dispostas a mudança de hábitos no seu dia-a-dia a fim de melhorar a qualidade de vida. Em relação às diretrizes de Educação Ambiental do plano, verificou-se necessidade de adequação a realidade de cada comunidade.
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