Educação ambiental em área de regularização fundiária na cidade de Curitiba, Paraná

Autores/as

  • Cláudia Regina Bosa Zoológico Municipal de Curitiba, Curitiba, PR
  • Diane Cristina Gonzaga Lombardi Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613082703

Palabras clave:

Regularização fundiária, Educação ambiental, Ocupações irregulares

Resumen

É notória a preocupação com os problemas ambientais enfrentados atualmente pela humanidade. O crescimento demográfico é acentuado e os problemas provenientes da falta de planejamento urbano se refletem nas ocupações irregulares, muitas vezes em áreas de preservação permanente. O Projeto de Regularização Fundiária da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, que faz parte do Projeto de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, retira as famílias do favelamento relocando-as para moradia digna, com luz, água, coleta de esgoto e coleta de lixo. Os técnicos ambientais realizam atividades de Educação Ambiental a fim de informar e incentivar os moradores a respeito da conservação do ambiente para que na nova moradia possam estabelecer padrões de higiene aumentando assim, a qualidade de vida da comunidade. Este trabalho teve como objetivo analisar as diretrizes de Educação Ambiental presentes nos Planos Técnicos de Trabalho Social, construídos a partir do Plano Municipal de Regularização Fundiária em Áreas de Preservação Permanente, da COHAB-CT e se este plano condiz com a realidade socioambiental dos moradores que serão relocados. Foi realizada a análise documental dos Planos de cada Projeto e coleta de dados qualitativa nas áreas selecionadas a fim de verificar o perfil das comunidades. Apesar da maioria dos projetos ainda estarem em andamento, os resultados parciais foram satisfatórios, as famílias tem se mostrado preocupadas e sensibilizadas à problemática ambiental, dispostas a mudança de hábitos no seu dia-a-dia a fim de melhorar a qualidade de vida. Em relação às diretrizes de Educação Ambiental do plano, verificou-se necessidade de adequação a realidade de cada comunidade.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Regina Bosa, Zoológico Municipal de Curitiba, Curitiba, PR

Bióloga do Zoológico Municipal de Curitiba, mestre em Zoologia- UFPR, Professora e orientadora do Curso de Especialização em Conservação da Natureza e Educação Ambiental da PUC/PR. Doutoranda em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela UFPR

Citas

BUENO, Laura Machado de Mello. Regularização em áreas de proteção ambiental no meio urbano. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/secretarias-nacionais/programas-urbanos/biblioteca/regularizacao-fundiaria/textosdiversos/LauraBueno1.pdf. Acesso em: 21 de Outubro de 2010.

CARVALHO, Vilson Sérgio de. Educação ambiental e desenvolvimento comunitário. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2006.

COMPANHIA DE HABITAÇÃO POPULAR DE CURITIBA – COHAB-CT. Plano Municipal de Regularização Fundiária em Áreas de Preservação Permanente. Curitiba, PR, 2004.

COMPANHIA DE HABITAÇÃO POPULAR DE CURITIBA – COHAB-CT. Projeto de Trabalho Técnico Social: Vila Parolin. Curitiba, PR, 2006.

COMPANHIA DE HABITAÇÃO POPULAR DE CURITIBA – COHAB-CT. Projeto de Trabalho Técnico Social: Bacia Ribeirão dos Padilhas. Curitiba, PR, 2007.

COMPANHIA DE HABITAÇÃO POPULAR DE CURITIBA – COHAB-CT. Projeto de Trabalho Técnico Social: Bolsão Atuba. Curitiba, PR, 2007.

COMPANHIA DE HABITAÇÃO POPULAR DE CURITIBA – COHAB-CT. Projeto de Trabalho Técnico Social: Bolsão Audi. Curitiba, PR, 2006.

COMPANHIA DE HABITAÇÃO POPULAR DE CURITIBA – COHAB-CT. Projeto de Trabalho Técnico Social: Terra Santa. Curitiba, PR, 2005.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA. Resolução 369/2006. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=489. Acesso em: 4 de Novembro de 2009.

CRUZ, Mariane dos Reis. Regularização fundiária sustentável em vilas e favelas: uma experiência da extensão universitária da UFMG, Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, 2009. Disponível em: http://hosting.udlap.mx/sitios/unionlat.extension/memorias2009/trabajos/universidad_sociedad/regularizacao_fundiaria_sustentavel_em_vilas_e_favelas_vilas.pdf. Acesso em: 21 de Outubro de 2010.

FERREIRA, Sandra Lessa da Silva. Diagnóstico socioambiental da bacia do Ribeirão dos Padilhas: O processo de ocupação do loteamento Bairro Novo, Sítio Cercado – Curitiba – Pr. Dissertação de Mestrado, UFPR, 2005.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de. Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de. Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MENEZES, Claudino Luiz. Desenvolvimento urbano e meio ambiente: A experiência de Curitiba. Campinas: Papirus, 1996.

MINISTÉRIO DAS CIDADES. Estatuto da Cidade: Guia para implementação pelos municípios e cidadãos. 2º ed. Brasília, 2002.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.

RODRIGUES, Sérgio Cláudio da Costa; SANTANA, Valéria Nichetti; BERNABÉ, Vera Lúcia. Educação, ambiente e sociedade: novas idéias e práticas em debate: programa de comunicação ambiental. Vitória: Companhia Siderúrgica de Tubarão, 2007.

SANTOS, Silvana Cordeiro dos. Educação Ambiental e Serviço Social: Um estudo sobre as contradições existentes entre a preservação do meio ambiente e a sobrevivência da população. Monografia de graduação, PUCPR, 2002.

SOUZA, Ana Carolina Sommer de; HARDT, Carlos. As contribuições da percepção ambiental para os projetos urbanos: o caso da Vila Zumbi dos Palmares na Região Metropolitana de Curitiba. Dissertação de Mestrado, PUCPR, 2008. Documentos Consultados

INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA. História do Planejamento. Disponível em: http://www.ippuc.org.br/pensando_a_cidade/index_hist_planej.htm. Acesso em: 10 de Setembro de 2009.

INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA. Indicadores Demográficos. Disponível em: http://ippucnet.ippuc.org.br/Bancodedados/Curitibaemdados/anexos/2008_Indicadores%20-%20Demografia.pdf. Acesso em: 04 de Novembro de 2009.

Publicado

2011-03-31

Cómo citar

Bosa, C. R., & Lombardi, D. C. G. (2011). Educação ambiental em área de regularização fundiária na cidade de Curitiba, Paraná. Revista Monografias Ambientais, 2(2), 241–261. https://doi.org/10.5902/223613082703

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>