Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de Curitiba

Autores

  • Cláudia Regina Bosa Zoológico Municipal de Curitiba, Curitiba, PR
  • Fabiane Féxina Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613085191

Palavras-chave:

Áreas verdes urbanas, Turismo, Informação ambiental

Resumo

A busca pelo contato com a natureza cresce diariamente, principalmente por aqueles que vivem em grandes cidades. Frente à grave crise ambiental que afeta a todos, a relação entre turismo e educação ambiental surge como uma possibilidade de mudar o comportamento das pessoas e trazer soluções para amenizar os prejuízos causados pelo ser humano ao meio ambiente. O objetivo do presente trabalho foi analisar o potencial do Parque Passeio Público de Curitiba, Paraná, como um local disseminador de conceitos ligados à educação ambiental. Esse espaço possui em seu plantel vários animais em cativeiro e alguns espaços arborizados. O presente trabalho foi realizado através de observações do local e aplicação de 100 questionários. Verificouse que os visitantes ainda possuem muitos hábitos desfavoráveis à conservação da natureza, mas demonstraram interesse e motivação para receber informações que possam mudar suas atitudes e valores pró-ambiente. Dos entrevistados, 96% acreditam que podem melhorar seu comportamento em relação ao meio ambiente se conhecerem mais sobre o assunto. Curiosidades sobre os hábitos dos animais, lazer, ervas medicinas, lixo, maquetes e exposições são alguns dos assuntos de maior interesse entre os visitantes. Por outro lado, o Passeio Público apresenta algumas deficiências quando se trata de dar ao visitante o acesso ao conhecimento mínimo sobre sua fauna. A partir dos resultados, pode-se concluir que práticas de educação ambiental no Passeio Público, podem gerar mudanças nas atitudes e motivações ambientalistas de seus visitantes, mas para isso, é preciso maior investimento e estudos sobre a melhor metodologia para aplicação da educação ambiental neste ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Regina Bosa, Zoológico Municipal de Curitiba, Curitiba, PR

Bióloga do Zoológico Municipal de Curitiba, mestre em Zoologia- UFPR, Professora e orientadora do Curso de Especialização em Conservação da Natureza e Educação Ambiental da PUC/PR. Doutoranda em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela UFPR

Fabiane Féxina, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental

Referências

BERTE, R. Educação ambiental: construindo valores de cidadania. Curitiba: Champanhota, 2004.

BONFIM, M.V.S. Por uma pedagogia diferenciada: uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Turismo Visão e Ação, v.12, n.1, p.114-129, jan/abr. 2010.

BRAGA, D.C. Planejamento turístico: teoria e prática. Rio de Janeiro: Televier, 2007.

BRASIL. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência-Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 out. 1989. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7853.htm. Acesso em: 25 set. 2011.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abril 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 23 set. 2011.

CASTANHEIRA, D.B. A Educação ambiental como foco do turismo pedagógico. Ciência & Conhecimento, v.1,n.4, p.79-92, nov. 2004.

GOHR, C. F.; SANTOS, L.C.; VEIGA, M.F. A informação como um elemento chave para a qualidade do produto turístico: uma análise dos postos de informações turísticas do município de Florianópolis- SC. Perspectivas em Ciência da Informação, v.14, n.2, p. 169-186, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v14n2/v14n2a12.pdf. Acesso em: 10 set. 2011.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n.118, p. 189-205, março/2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2011.

MARCONI, M.A.;LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARTINS, G.A.; LINTZ, A. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2000.

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. O Brasil no combate ao tráfico de animais silvestres. Brasília: Ministério das Relações Exteriores, 2004.

MURTA, S.M.; ALBANO, C. Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte:UFMG, 2002.

NOGUEIRA, D. Passeio público, o mais central. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?tl=1&id=1002792&tit=Passeio-Publico-omais-central. Acesso em: 5 nov. 2010.

RIBEIRO, M. A. C. ; MATTOS, R.B. Territórios da Prostituição nos Espaços Públicos da Área Central do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 59, n. 1, p. 25-41, 2005.

RUSCHMANN, D.M. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente.6.ed. Campinas: Papirus, 2000.

SAUVÉ, L. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, v.31, n.2, p. 317-322, maio/ago 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a12v31n2.pdf. Acesso em: 20 set. 2011.

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE CURITIBA. Parques e bosques: passeio público. Disponível em: http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/parques-e-bosques-passeio-publico-secretaria-municipal-domeio-ambiente/324. Acesso em: 3 dez 2010.

SILVA, O.F. Aportes para o desenvolvimento do turismo na Vila de Mazagão Velho – AP: mapeamento e sinalização como estratégias de comunicação. Estação Científica, v.1, n.1, p. 41-5, jan/fev. 2011. Disponível

em: http://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/download/184/172. Acesso em: 2 set. 2011.

Downloads

Publicado

2012-06-11

Como Citar

Bosa, C. R., & Féxina, F. (2012). Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de Curitiba. Revista Monografias Ambientais, 7(7), 1608–1629. https://doi.org/10.5902/223613085191

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>