AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PASSEIO PÚBLICO DE CURITIBA

Cláudia Regina Bosa, Fabiane Féxina

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/223613085191

A busca pelo contato com a natureza cresce diariamente, principalmente por aqueles que vivem em grandes cidades. Frente à grave crise ambiental que afeta a todos, a relação entre turismo e educação ambiental surge como uma possibilidade de mudar o comportamento das pessoas e trazer soluções para amenizar os prejuízos causados pelo ser humano ao meio ambiente. O objetivo do presente trabalho foi analisar o potencial do Parque Passeio Público de Curitiba, Paraná, como um local disseminador de conceitos ligados à educação ambiental. Esse espaço possui em seu plantel vários animais em cativeiro e alguns espaços arborizados. O presente trabalho foi realizado através de observações do local e aplicação de 100 questionários. Verificouse que os visitantes ainda possuem muitos hábitos desfavoráveis à conservação da natureza, mas demonstraram interesse e motivação para receber informações que possam mudar suas atitudes e valores pró-ambiente. Dos entrevistados, 96% acreditam que podem melhorar seu comportamento em relação ao meio ambiente se conhecerem mais sobre o assunto. Curiosidades sobre os hábitos dos animais, lazer, ervas medicinas, lixo, maquetes e exposições são alguns dos assuntos de maior interesse entre os visitantes. Por outro lado, o Passeio Público apresenta algumas deficiências quando se trata de dar ao visitante o acesso ao conhecimento mínimo sobre sua fauna. A partir dos resultados, pode-se concluir que práticas de educação ambiental no Passeio Público, podem gerar mudanças nas atitudes e motivações ambientalistas de seus visitantes, mas para isso, é preciso maior investimento e estudos sobre a melhor metodologia para aplicação da educação ambiental neste ambiente.

Palavras-chave


áreas verdes urbanas; turismo; informação ambiental

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613085191

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