Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de Curitiba

Autores/as

  • Cláudia Regina Bosa Zoológico Municipal de Curitiba, Curitiba, PR
  • Fabiane Féxina Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613085191

Palabras clave:

Áreas verdes urbanas, Turismo, Informação ambiental

Resumen

A busca pelo contato com a natureza cresce diariamente, principalmente por aqueles que vivem em grandes cidades. Frente à grave crise ambiental que afeta a todos, a relação entre turismo e educação ambiental surge como uma possibilidade de mudar o comportamento das pessoas e trazer soluções para amenizar os prejuízos causados pelo ser humano ao meio ambiente. O objetivo do presente trabalho foi analisar o potencial do Parque Passeio Público de Curitiba, Paraná, como um local disseminador de conceitos ligados à educação ambiental. Esse espaço possui em seu plantel vários animais em cativeiro e alguns espaços arborizados. O presente trabalho foi realizado através de observações do local e aplicação de 100 questionários. Verificouse que os visitantes ainda possuem muitos hábitos desfavoráveis à conservação da natureza, mas demonstraram interesse e motivação para receber informações que possam mudar suas atitudes e valores pró-ambiente. Dos entrevistados, 96% acreditam que podem melhorar seu comportamento em relação ao meio ambiente se conhecerem mais sobre o assunto. Curiosidades sobre os hábitos dos animais, lazer, ervas medicinas, lixo, maquetes e exposições são alguns dos assuntos de maior interesse entre os visitantes. Por outro lado, o Passeio Público apresenta algumas deficiências quando se trata de dar ao visitante o acesso ao conhecimento mínimo sobre sua fauna. A partir dos resultados, pode-se concluir que práticas de educação ambiental no Passeio Público, podem gerar mudanças nas atitudes e motivações ambientalistas de seus visitantes, mas para isso, é preciso maior investimento e estudos sobre a melhor metodologia para aplicação da educação ambiental neste ambiente.

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Biografía del autor/a

Cláudia Regina Bosa, Zoológico Municipal de Curitiba, Curitiba, PR

Bióloga do Zoológico Municipal de Curitiba, mestre em Zoologia- UFPR, Professora e orientadora do Curso de Especialização em Conservação da Natureza e Educação Ambiental da PUC/PR. Doutoranda em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela UFPR

Fabiane Féxina, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental

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Publicado

2012-06-11

Cómo citar

Bosa, C. R., & Féxina, F. (2012). Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de Curitiba. Revista Monografias Ambientais, 7(7), 1608–1629. https://doi.org/10.5902/223613085191

Número

Sección

ARTIGOS

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