Proposição de um instrumento de avaliação da qualidade para o processo de inclusão do público da educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133890906

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Educação especial, Gestão da Educação

Resumo

As avaliações da qualidade na educação desempenham um papel fundamental no aprimoramento da educação, oferecendo suporte às escolas, comunidades escolares e redes de ensino. No contexto da educação especial no Brasil, pouco se debate sobre a qualidade do processo de inclusão educacional desse público. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo a proposição de um instrumento de avaliação da qualidade do processo de inclusão do público da educação especial no contexto brasileiro. Para alcançar esse objetivo, foram analisados e descritos instrumentos de avaliação da qualidade da educação inclusiva reconhecidos internacionalmente, identificando dimensões e indicadores apropriados para conduzir a avaliação e alinhadas com as diretrizes educacionais brasileiras. A partir da pesquisa documental, foram identificadas doze dimensões da qualidade: Cultura escola inclusiva, Envolvimento da comunidade, Ambientes acessíveis e seguros, Currículo escolar, Atuação dos profissionais, Formação profissional, Gestão e organização, Apoio aos alunos, Recursos para financiar a inclusão, Legislação, Participação dos alunos e Planejamento para melhoria contínua. Para cada uma das dimensões da qualidade, foram propostos itens específicos que possibilitam sua avaliação. O instrumento de avaliação final é composto de um total de oitenta itens.

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Biografia do Autor

Ana Caroline Silva Maisto, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação da UFSC. Possui graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia;  possui especialização em educação ambiental e educação especial e atendimento educacional especializado. Atualmente ocupa o cargo de Professora Auxiliar de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Andreia Zanella, universidade federal de santa catarina

Doutora em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade Engenharia da Universidade do Porto (2014) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Possui especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2004).Trabalhou como professora no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Santa Maria entre 2007 e 2009. Foi professora assistente convidada e bolsista de doutorado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto entre 2010 e 2014. Em 2015, ingressou como Professora Adjunta no Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora no Programa de Pós-graduação em Informática em Saúde (PPGINFOS) da UFSC e atua nas área de estatística, ciência de dados e análise de eficiência.

Andrea Cristina Konrath, universidade federal de santa catarina

Possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Trabalhou como docente na área de Estatística na Universidade do Vale do Itajaí, (UNIVALI), no período de março de 2007 a janeiro de 2009, e no Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no período de fevereiro de 2009 a julho de 2011, também na área de Estatística. Desde agosto de 2011 é professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pertencendo ao Departamento de Informática e Estatística, na qual ministra disciplinas de Estatística na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle Estatístico de Processo, Métodos Estatísticos, Previsão e Simulação.

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Publicado

23-04-2025

Como Citar

Maisto, A. C. S., Zanella, A., & Konrath, A. C. (2025). Proposição de um instrumento de avaliação da qualidade para o processo de inclusão do público da educação especial. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e90906. https://doi.org/10.5902/2318133890906

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