ENSINO DE FILOSOFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NA CONTEMPORANEIDADE

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065735802

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Ensino de filosofia, Didática do ensino de Filosofia

Abstract

Desde o retorno da obrigatoriedadeda disciplina de Filosofia ao Ensino Médio, a partirda homologação da Lei Nº 11.684, de 2 de Junho de 2008desafios são enfrentados na docência da disciplina,dentre estes estão a desvalorização da Filosofia, o preconceito e a discriminação da mesma enquanto disciplina do currículo.Um dado importante é que ao ingressar em um curso de licenciatura em Filosofia o estudante não tem presente a realidade escolar e curricular que muitas vezes desafia o docente quanto ao sentido do ensino de filosofia. O que regularmente acontece é que somente após o início do período de estágio obrigatório que há a possibilidade de experimentações práticas de organizar o planejamento para a atividade de ensino,também é nesse momento que nos deparamos com situações nada fáceis tanto para o docente quanto para o estagiário.Tais situações referem-se principalmente a recorrente necessidade de justificar a importância da filosofia perante as outras áreas do conhecimento. Pensamos que apartir desse contexto no qual a docência em filosofia está inserida é preciso problematizar e apontar de que modo é possível a filosofia na escola, considerando de que modo a multiplicidade existencial do jovem estudante do ensino médio interfere na docência da filosofia.

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Biografia autore

Fabio Ronaldo Meneghini dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Especialista pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

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Pubblicato

2019-08-27

Come citare

Santos, F. R. M. dos. (2019). ENSINO DE FILOSOFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 5(2), 111–120. https://doi.org/10.5902/2448065735802

Fascicolo

Sezione

Dossiê Perspectivas da Filosofia no Ensino Médio

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