Notas sobre Filosofia, Educação e Ensinabilidade: uma crítica teórica de conceitos deleuziano e kantiano pela ótica epistêmica de Silvio Gallo

Authors

  • Yvisson Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065721082

Keywords:

Ensino de Filosofia, Educação, Filosofia

Abstract

Pretende-se, neste artigo, propor uma discussão teórica sobre o tutelamento kantiano com a criação de conceitos deleuzianos através do olhar de Silvio Gallo (2000; 2008). Sabe-se que para se chegar a uma maioridade intelectual é necessário se libertar do tutelamento que a sociedade ocidental nos colocou. Nesse sentido, Kant (2009; 1974) nos dar pistas teoréticas para o desfecho deste tutelamento, a saber, a utilização da razão. Enquanto isto, Deleuze e Guattari (1992; 2011) afirmam que para ser um filósofo necessita-se criar conceitos. Nessas duas perspectivas teóricas, Silvio Gallo faz-nos pensar sobre a ensinabilidade da Filosofia através da razão e das problematizações. Por meio da acepção teórica do educador e filósofo paulista, as idiossincrasias teóricas de Kant e Deleuze nos deram pistas para indicar um ensino de filosofia que se articulará através das problematizações e da criticidade em seu fazer/saber educativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Yvisson Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

Mestre na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

References

CASSITER, E. A questão Jean-Jacques Rousseau. Tradução Erlon José Paschoal. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

DELEUZE, G. A filosofia crítica de Kant. Portugal: Edições 70, 2011.

DELEUZE, G; GUATARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 43, 1992.

GALLO, S. Deleuze e a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GALLO, S. O que é Filosofia da Educação: Anotações a partir de Deleuze e Guattari. In: Revista Perspectiva. Florianópolis. V. 18. nº 34, jul/dez. 2000.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Martin Claret, 2009.

KANT, I. Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento?. In: _____. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1974.

LUCKESI, C. C; PASSOS, E. S. 7 ed. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. São Paulo: Cortez, 2012.

Published

2016-09-05

How to Cite

Santos, Y. G. dos. (2016). Notas sobre Filosofia, Educação e Ensinabilidade: uma crítica teórica de conceitos deleuziano e kantiano pela ótica epistêmica de Silvio Gallo. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 2(1). https://doi.org/10.5902/2448065721082

Issue

Section

Artigos – Demanda contínua

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.