Cultura, educação e filosofia na perspectiva Nietzschiana
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065724167Palavras-chave:
Educação, Cultura, FilosofiaResumo
O presente texto se propõe apresentar algumas reflexões acerca dos escritos nietzschianos “Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino” (1871) e “Schopenhauer Educador” (1874). As reflexões sobre educação e cultura partem das experiências do filósofo quando ensinava na universidade de Basiléia/Suíça. Segundo este filósofo, para existir cultura é preciso um projeto educativo, pois não haverá educação sem uma cultura que lhe sirva de apoio. Há uma exacerbada valorização de um tipo de saber, busca-se o acumulado em excesso e sem relação com os contextos culturais e sociais dos indivíduos. Nas críticas nietzschianas percebemos uma luta por uma concepção de educação pautada nas experiências vivas de cada indivíduo, pois a vida é percebida como propulsora de diferentes formas de pensar e conhecer. Assim, podemos extrair em Nietzsche ferramentas contraria a uma cultura de massa destinada a padronização, alienação e competitividade e o ensino de filosofia como uma aliada na denúncia e crítica de nossa sociedade e de seu povo.
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