Cultura, educação e filosofia na perspectiva Nietzschiana

Autori

  • Alexsandro da Silva Marques Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065724167

Parole chiave:

Educação, Cultura, Filosofia

Abstract

O presente texto se propõe apresentar algumas reflexões acerca dos escritos nietzschianos “Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino” (1871) e “Schopenhauer Educador” (1874). As reflexões sobre educação e cultura partem das experiências do filósofo quando ensinava na universidade de Basiléia/Suíça. Segundo este filósofo, para existir cultura é preciso um projeto educativo, pois não haverá educação sem uma cultura que lhe sirva de apoio. Há uma exacerbada valorização de um tipo de saber, busca-se o acumulado em excesso e sem relação com os contextos culturais e sociais dos indivíduos. Nas críticas nietzschianas percebemos uma luta por uma concepção de educação pautada nas experiências vivas de cada indivíduo, pois a vida é percebida como propulsora de diferentes formas de pensar e conhecer. Assim, podemos extrair em Nietzsche ferramentas contraria a uma cultura de massa destinada a padronização, alienação e competitividade e o ensino de filosofia como uma aliada na denúncia e crítica de nossa sociedade e de seu povo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Alexsandro da Silva Marques, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia

Mestre pela Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia

Riferimenti bibliografici

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia .En: Crítica y emancipación: Revista latino americana de Ciencias Sociales. Año 1, no. 1 (jun. 2008- ). Buenos Aires: CLACSO, 2008.

DIAS, R. M. Nietzsche educador. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 1993.

__________. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 2011.

GALLO, Silvio. Governamentalidade democrática e ensino de Filosofia no Brasil contemporâneo In: Cad. Pesquisa. vol.42 n°.145 São Paulo Jan./Apr. 2012.

MARTON, Scarlet. Nietzsche: a transvaloração dos valores. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.

NIETZSCHE, F. W. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução: P. C. Souza. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

___________. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo; tradução, notas e posfácio: J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

___________. A Gaia ciência. Tradução: J. J. Faria. - São Paulo: Centauro, 2004.

___________. Aurora. Tradução: Mário D. Ferreira Santos - Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

___________. Crepúsculo dos Ídolos ou como se filosofa com o martelo. Tradução: Edson Bini, Márcio Puglies. - Hemus livraria, São Paulo [200?].

____________. Ecce Homo: como alguém se torna o que se é. Tradução: P. C. Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

____________. Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino. In: Escritos sobre Educação. Tradução: N. C. M. Sobrinho. 4ª ed., Rio de Janeiro: PUC; São Paulo: ed. Loyola, 2009.

____________. Sobre verdade e mentira no sentido extramoral. Trad. Helga Hoock Quadrado, Lisboa: Relógios D’Água, 1997.

____________III Consideração intempestiva: Schopenhauer como

educador. In: Escritos sobre Educação. Tradução: N. C. M. Sobrinho. 4ª ed., Rio de Janeiro: PUC; São Paulo: ed. Loyola, 2009.

SOBRINHO, Noéli, C, M. Apresentação: a pedagogia em Nietzsche in: Escritos sobre Educação. Tradução: N. C. M. Sobrinho. 4ª ed., Rio de Janeiro: PUC; São Paulo: ed. Loyola, 2009.

WEBER, José Fernandes. Formação (Bildung), Educação e

Experimentação: sobre as tipologias pedagógicas em Nietzsche. 2008. 172 f. Tese (doutorado em Educação) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-02-09

Come citare

Marques, A. da S. (2017). Cultura, educação e filosofia na perspectiva Nietzschiana. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 2(2). https://doi.org/10.5902/2448065724167

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

Articoli simili

1 2 3 4 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.