Estudo dos processos hidrológicos causadores de desastres que ocorrem nos municípios de Estrela e Lajeado, Vale do Taquari/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499483744

Palavras-chave:

Desastres

Resumo

O aumento dos desastres naturais vem sendo intensificados pelas mudanças climáticas. Isso pode levar a uma aceleração do ciclo hidrológico, aumentando a intensidade e a frequência de eventos extremos. O presente artigo tem como temática os processos hidrológicos causadores de desastres no baixo curso da bacia hidrográfica do rio Taquari-Antas, nos municípios de Lajeado e Estrela, localizados no Vale do Taquari, RS. Este estudo apresenta o inventário de registro dos eventos de inundação nos municípios de Estrela e Lajeado, em um intervalo temporal de 20 anos com objetivo de identificar e espacializar os desastres naturais associados a processos hidrológicos. No período entre 2002 e 2022 ocorreram 43 eventos de origem hidrológica que ocasionaram danos. Para abordar a lacuna de dados esta pesquisa apresenta um levantamento de informações que resultou no inventário e juntamente com o auxílio da defesa civil foi possível determinar os níveis de suscetibilidade nos bairros, como forma de analisar a espacialização através da suscetibilidade a inundações. A partir das informações cartográficas e dos dados coletados foi possível categorizar a suscetibilidade por bairro em cada um dos municípios. Os resultados apresentam uma análise temporal e espacial das ocorrências de eventos originados por processos hidrológicos nos municípios, o que poderá ser empregado nas ações de gerenciamento de risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Maria Cadore Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Geografia - Bacharelado - pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atuou como professora de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Pedro Schmidt e como Assessora Pedagógica do Núcleo de Tecnologia Educacional na 3ª Coordenadoria Regional da Educação, em Estrela/RS. Atualmente é doutoranda em Geografia, POSGEA/UFRGS e bolsista CAPES.

Luís Eduardo de Souza Robaina, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-Doutorado na Universidade do Porto, Portugal e na Universidade du Maine, Le Mans/França. Atualmente é professor/pesquisador colaborador do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, do curso de geografia e do programa de Pós-graduação em geografia e geociências. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq LAGEOLAM organizado em 1995. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em estudos geomorfológicos, geoambientais e de desastres naturais.

Anderson Augusto Volpato Sccoti, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Geografia, formado na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Geografia pela UFSM, área de concentração: Análise Ambiental e Dinâmica Espacial, linha de pesquisa Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, área de concentração: Análise Ambiental. Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência em Geoprocessamento e Análise Ambiental. Trabalha com Geociências e Cartografia Temática, com ênfase em: mapeamentos Pedológicos, Geológicos, Geomorfológicos, Geoambientais e identificação de áreas com risco Geológico-Geomorfológico. Professor Classe C - Adjunto - Nível 1, lotado no Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

AMARAL, R.; RIBEIRO, R. R. Inundações e enchentes. In: TOMINAGA, L. K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. (Org.). Desastres naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2015. p. 39-52.

BRASIL. Ministério das Cidades, Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT. CARVALHO, C. S.; MACEDO, E. S.; OGURA, A. T. (Org.). Mapeamento de Riscos em Encostas e Margem de Rios. Brasília: Ministério das Cidades, Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, 2007.

CASTRO, A. L. C. Glossário de Defesa Civil: Estudos de riscos e medicina de desastres. 2. ed. Brasília: Ministério do Planejamento e Orçamento, Secretaria Especial de Políticas Regionais, Departamento de Defesa Civil, 1998.

COLLINS, M. et al. Long-term Climate Change: Projections, Commitments and Irreversibility. In: STOCKER, T. F. et. al. (eds.). Climate Change 2013: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY (USA), 2013.

FERREIRA, E. R.; BOTH, G. C. Estudo das enchentes no Vale do Taquari: causas e propostas de controle. In: MEEP, 4. Lajeado. Anais [...] Lajeado: UNIVATES, 2001. p. 171.

FERRI, G. História do Rio Taquari-Antas. Encantado: Grafen Encantado, 1991.

HOFFMANN, T. C. P.; MENDONÇA, F.; GOUDARD, G. Eventos climáticos extremos: inundações e gestão de risco no Paraná. In: MENDONÇA, F. (Org.). Riscos climáticos: vulnerabilidade e resiliência associados. Jundiaí: Paco Editorial, 2005. p. 191-226.

MIGUEZ, M. G.; GREGÓRIO, L. T. D.; VERÓL, A. P. Gestão de riscos e desastres hidrológicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

ONU BRASIL. Organização das Nações Unidas – Brasil. Agenda 2030 – ODS 13. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030. Acesso em: 10 jan. 2023.

ROSSATO, M. S. Os Climas do Rio Grande do Sul: variabilidade, tendências e tipologia. 2011. 240 p. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

Borges, C. M. C., Robaina, L. E. de S., & Sccoti, A. A. V. (2024). Estudo dos processos hidrológicos causadores de desastres que ocorrem nos municípios de Estrela e Lajeado, Vale do Taquari/RS. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e83744. https://doi.org/10.5902/2236499483744

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.