A pessoa com deficiência no regime contemporâneo de imagens: revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88205

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência;, Imagens; , Revisão de literatura.

Resumo

Este estudo integra a pesquisa “(In)visibilidades da pessoa com deficiência no regime contemporâneo de imagens” (UNB-FENAPAES) e se propôs a realizar uma revisão de literatura integrativa. O levantamento das referências bibliográficas foi realizado nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), considerando os anos de 2014 a 2023, escritos em língua portuguesa e revisados por pares, no caso dos periódicos. Um grupo de oito pesquisadoras partiu de 4623 resultados encontrados a partir de dois blocos de descritores, previamente validados. Foram pré-selecionados 103 trabalhos, em uma análise feita por duplas de pesquisadoras e, posteriormente, submetidos à análise coletiva. Após apreciação, chegou-se ao número final de 22 textos incluídos para análise. Os textos foram organizados em seis blocos, conforme os objetos de análise empírica dos autores: mídia (jornais, televisão, revistas); anúncios publicitários; cinema; fotografia; portais governamentais e redes sociais. As conclusões remetem para um aumento das pesquisas com foco nas pessoas com deficiência e imagem, desde produções iniciais de formação de pesquisadores - stricto senso (BDTD) - até produções publicadas em periódicos Qualis A. O resultado da pesquisa comprova a existência de processos que marcam a invisibilidade no discurso social acerca das pessoas com deficiência. Esses processos provocam deslocamentos, mas não transformação das imagens, reforçando análises semiolinguísticas e quantitativas existentes no regime contemporâneo de imagem, que ajudam, mas não operam como ferramentas de análise.

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Biografia do Autor

Fátima Lucília Vidal Rodrigues, Universidade de Brasília

Professora da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília, vinculada ao Departamento de Teoria e Fundamentos e à área de Educação Inclusiva. Graduada em Educação Especial (UFSM), cursos de mestrado e doutorado em educação (UFRGS) e pós-doutorado em educação pela Universidad de Barcelona (Espanha). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (In)Vis e Educação, Saberes e Decolonialidades.

Claudia Guilmar Linhares Sanz, Universidade de Brasília

Doutora em Comunicação (UFF), professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, ambos da Universidade de Brasília. Líder dos Grupos de Pesquisa (In)vis e Grits.

Evelyn Marques Rodrigues, Universidade de Brasília

Graduanda em Pedagogia (UnB) e pesquisadora do grupo de pesquisa (In)vis

Mariana Sardinha Barros, Universidade de Brasília

Jornalista (UFMG), mestra em Gestão do Patrimônio Cultural (PUC-GO) e graduanda em Pedagogia (UnB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (In)Vis.

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Rodrigues, F. L. V., Sanz, C. G. L., Rodrigues, E. M., & Barros, M. S. (2024). A pessoa com deficiência no regime contemporâneo de imagens: revisão de literatura . Revista Educação Especial, 37(1), e33/1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X88205

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

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