Discurso e mídia: construção de concepções da pessoa com deficiência intelectual em propagandas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X6642Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Discurso, Heterogeneidade.Resumo
Este trabalho foi concebido com o intuito de compreendermos o trabalho da linguagem com relação à construção de concepções de Deficiência Intelectual na contemporaneidade e a gênese discursiva dessas, a partir da análise do discurso de propagandas veiculadas por uma instituição de educação especial no período de 1980 a 2009. Para realizar esta ação, utilizou-se como base teórica a Análise do Discurso (AD) de perspectiva francesa, sobretudo os conceitos de interdiscurso, memória e heterogeneidade. Anteriormente à análise, necessário se fez apresentar algumas noções basilares da AD e as diversas concepções de deficiência que surgiram ao longo da história. O material de análise é composto por cinco textos publicitários publicados em uma revista especializada que representa instituições voltadas ao atendimento da pessoa com deficiência intelectual e uma propaganda para arrecadação de recursos. O resgate da memória discursiva, considerando as condições sócio-históricas de produção, permitiu dar visibilidade às diferentes posições do sujeito Deficiente Intelectual na sociedade em cada momento relatado. Nos discursos enunciados, observaram-se estratégias de internalização de papéis sociais voltados à inclusão educacional, mas, no interdiscurso, revelaram-se discursos outros que sedimentam antigos paradigmas da medicalização e do trabalho como missão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).