Diretrizes para o uso de aplicativos de leitura e escrita para alunos com Deficiência Intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X86242

Palavras-chave:

Leitura;, Escrita;, Deficiência Intelectual;, Tecnologia da Informação e Comunicação.

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar diretrizes para o uso de aplicativos, considerando o nível de leitura e escrita dos sujeitos com deficiência intelectual. A pesquisa tem abordagem qualitativa, objetivo exploratório e procedimentos de pesquisa participante. Os sujeitos são doze alunos que frequentam o atendimento educacional especializado e apresentam diagnostico de deficiência intelectual. O instrumento utilizado constituiu-se do diário de campo, por meio da observação participante, sendo a análise dos resultados teórica reflexiva. Os resultados apresentam a análise de doze aplicativos, sendo três de cada nível de leitura e escrita, tendo sido observados aspectos pedagógicos e técnicos dos aplicativos, considerando requisitos de cada nível. A análise resultou nas Diretrizes para o uso de aplicativos de leitura e escrita. Concluiu-se que as Diretrizes podem contribuir para a escolha e utilização de aplicativos não só para esse público, mas para qualquer sujeito que esteja em processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Karolina Waechter Simon, Universidade Federal de Santa Maria

Educadora Especial pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (habilitação em Surdez, Dificuldades de Aprendizagem e Déficit Intelectual) e em formada em Educação Especial - Noturno - Habilitação Altas Habilidades/Superdotação, TEA, Deficiência Visual e Surdocegueira, pela UFSM. Graduada em Pedagogia - Séries Iniciais e Educação Infantil pela Universidade Santo Amaro. Especialista em Alfabetização e Letramento pela UNINTER e Tutora do Curso de Atendimento Educacional Especializado - AEE pela UFSM - CAPES/UAB.

Ana Cláudia Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Consultora da ONU, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil- PNUD e Agência Brasileira de Cooperação-ABC. É professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, participou na área de TICs na Educação, Educação Especial e Educação a Distância, pesquisando principalmente nos seguintes temas: TICs na Educação, Formação de professores, Tecnologia Assistiva, Educação a Distância e Educação Inclusiva. Atualmente é Coordenadora do Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado.

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

Simon, K. W., & Pavão, A. C. O. (2025). Diretrizes para o uso de aplicativos de leitura e escrita para alunos com Deficiência Intelectual. Revista Educação Especial, 38(1), e7/1–6. https://doi.org/10.5902/1984686X86242