<b>Diferenças e semelhanças na dupla necessidade educacional especial: altas habilidades/superdotação x Síndrome de Asperger</b>

Autores

  • Nara Joyce Wellausen Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Karolina Waechter Simon Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5266

Palavras-chave:

High Abilities/Giftedness, Asperger Syndrome, Double Special Educational Needs.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/5266

O estudo foi desenvolvido a partir uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos e teses já publicadas desde o ano de 2000, sobre as temáticas Altas Habilidades/Superdotação e Síndrome de Asperger. Os objetivos desta pesquisa foram de realizar uma busca em publicações de período de 2000 até 2011, a respeito das características comuns e diferentes ao sujeito com síndrome de Asperger e altas habilidades/superdotação, assim como, também, relacionar o número de publicações encontradas na Educação Especial e a Educação. Na fundamentação teórica apresentamos a concepção de Altas Habilidades/Superdotação de Renzulli (2004) e Gardner (2000) e na concepção de Síndrome de Asperger de Mello (2007) e Klin (2006). Ao analisarmos os dados, foram percebidas semelhanças e diferenças entre as características comportamentais dos sujeitos com Altas Habilidades/ Superdotação e os que apresentam Síndrome de Asperger. É possível apontar que existem muitas evidências que distanciam estas duas necessidades educacionais especiais e poucas semelhanças entre estas. Mas não desconsideramos que possa existir a dupla necessidade especial entre estas duas necessidades educacionais especiais, pois ainda existem poucos estudos que verificam teoricamente as diferenças e semelhanças destes sujeitos e menos ainda aqueles que investigam estas semelhanças e distinções nos próprios sujeitos.

Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação; Síndrome de Asperger; Dupla necessidade educacional especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Joyce Wellausen Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta do Departamento de Educação Especial, coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial noturno, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFSM.

Karolina Waechter Simon, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Educação Especial Noturno - Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2012-08-28

Como Citar

Vieira, N. J. W., & Simon, K. W. (2012). <b>Diferenças e semelhanças na dupla necessidade educacional especial: altas habilidades/superdotação x Síndrome de Asperger</b>. Revista Educação Especial, 25(43), 319–332. https://doi.org/10.5902/1984686X5266

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua