<b>Políticas públicas educacionais no rio grande do sul: Indicadores para discussão e análise na área das Altas Habilidades/Superdotação </b>

Autores

  • Nara Joyce Wellausen Vieira Centro de Educação da UNiersidade Federal de Samta Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1443

Palavras-chave:

Special Education, Public Policies, High Abilities/Giftedness.

Resumo

No presente artigo são discutidas e analisadas as ações de implantação da proposta de política pública educacional no Rio Grande do Sul, com base nos indicadores formulados por Rosângela Prieto (2001, 2002, 2003): Diretrizes Legais; Concepção Teórica; Organização e Funcionamento do Ensino; Gestão do Sistema de Ensino; Financiamentos na Área da Educação e Condições de Trabalho do Professor. Destaca-se, ao final, um novo paradigma de educação especial e a importância da proposição de políticas públicas que considerem esse modelo, assim como é assinalada a importância da articulação intersecretarias para que as ações de política pública se fortaleçam.



Palavras-chave: Educação Especial. Políticas Públicas. Altas Habilidades/Superdotação

 

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Biografia do Autor

Nara Joyce Wellausen Vieira, Centro de Educação da UNiersidade Federal de Samta Maria

Psicóloga Clínica e Educacional. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora do Departamento de Educação Especial, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas CNPq da UNIP: Inteligência e Criação - Práticas Educativas para Portadores de Altas Habilidades. Sócia fundadora e Vice-Presidente do ConBraSD. Membro do Conselho Fiscal da AGAAHSD.

Endereço de e-mail: najevars@yahoo.com.br

 

 

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Publicado

2010-10-13

Como Citar

Vieira, N. J. W. (2010). <b>Políticas públicas educacionais no rio grande do sul: Indicadores para discussão e análise na área das Altas Habilidades/Superdotação </b>. Revista Educação Especial, 1(1). https://doi.org/10.5902/1984686X1443

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua