<b>A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades</b>

Autores

  • Nara Joyce Wellausen Vieira Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

No presente artigo, o tema da inclusão de dois alunos com altas habilidades/superdotados, em duas escolas públicas de Porto Alegre é abordado, a partir da filmagem do seu cotidiano em sala de aula. Com o objetivo de estabelecer alguns princípios norteadores que pudessem subsidiar a compreensão da inclusão destes alunos, a análise foi realizada considerando três categorias: o contexto em que as escolas se situam, o cotidiano da sala de aula e os estilos de ensino das professoras. Os resultados apontaram para alguns preceitos que, não só auxiliam o entendimento do processo inclusivo para o aluno com altas habilidades/superdotados, mas também contribuem para um maior conhecimento do processo como um todo.

Palavras-chave: inclusão, escola inclusiva, altas habilidades/superdotação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Vieira, N. J. W. (2012). <b>A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades</b>. Revista Educação Especial, 1(1), 07–22. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua