<b>A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades</b>
Abstract
No presente artigo, o tema da inclusão de dois alunos com altas habilidades/superdotados, em duas escolas públicas de Porto Alegre é abordado, a partir da filmagem do seu cotidiano em sala de aula. Com o objetivo de estabelecer alguns princípios norteadores que pudessem subsidiar a compreensão da inclusão destes alunos, a análise foi realizada considerando três categorias: o contexto em que as escolas se situam, o cotidiano da sala de aula e os estilos de ensino das professoras. Os resultados apontaram para alguns preceitos que, não só auxiliam o entendimento do processo inclusivo para o aluno com altas habilidades/superdotados, mas também contribuem para um maior conhecimento do processo como um todo.
Palavras-chave: inclusão, escola inclusiva, altas habilidades/superdotação.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).