A inclusão educacional no Ensino Profissionalizante em uma Instituição Federal no Estado de Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X75216

Palavras-chave:

Educação profissional, Educação inclusiva, Educação especial

Resumo

A presente pesquisa tem como tema a inclusão educacional no ensino profissionalizante. O movimento mundial para a educação inclusiva exige que as instituições de ensino regular se organizem para ofertar educação de qualidade para todos, incluindo as pessoas com deficiência, em todos os níveis de ensino. Desta forma, a presente pesquisa objetivou investigar o ensino profissional ofertado às pessoas com deficiência, nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, em uma Instituição de Educação, Ciência e Tecnologia no Estado de Rondônia, quanto ao processo formativo profissionalizante, a partir da percepção dos estudantes com deficiência, professores e coordenadores. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de caráter descritivo. A técnica de coleta de dados utilizada foi a de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco estudantes, três professores e seis coordenadores, bem como pesquisa documental nos principais documentos institucionais que orientam e normatizam a inclusão no Instituto. Para análise dos dados foram utilizados os procedimentos descritos pela técnica de análise de conteúdo. Como resultados foi possível identificar que a percepção dos sujeitos da pesquisa, a aprendizagem dos estudantes com deficiência, apesar de ocorrer com algumas dificuldades no processo, ela se efetiva por meio de ações institucionais com esforços variados para o fortalecimento dos NAPNEs. Todavia também se registram barreiras e desafios para efetivação de um ensino de qualidade como barreiras metodológicas, comunicacionais e principalmente atitudinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Carla Gravena Cândido Silva, Federal Institute of Rondônia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2003), mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Rondônia (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2022). Atualmente é Pedagoga na Coordenação de Assistência ao Educando no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, formação de professores, sala de recursos multifuncionais, educação e estratégias de ensino.

Nilson Rogério Silva, São Paulo State University

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pos-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – USP. Professor Associado junto ao Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus de Marília, Livre-Docência em Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador, atua nas áreas de Saúde do Trabalhador e Reabilitação Profissional nas seguintes temáticas: terapia ocupacional, educação especial, ergonomia, saúde ocupacional, saúde do trabalhador e prevenção. Docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp Campus de Marília – SP , Linha: Educação Especial. Coordena o Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência Unesp Campus de Marília, credenciado junto ao CNPq e participa do Grupo de estudos e pesquisas na Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais - GEPEACAHS.

Referências

ARAUJO, Elson Luiz; ARAUJO, Doracina Aparecida de Castro. (org). Violência escolar: vivências e perspectivas do OBEDUC. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

AZEVEDO, Marília Macorin de. FERNANDES, Senira Annie Ferraz. ROSSI, Lea. Trabalho e Educação: instrumentos de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Revista Eletrônica Pesquiseduca. V.13, N.29, p.136-158, jan-abril, 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394/1996, de 23 de dezembro de 1996. Lei que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira. Brasília: 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

BRASIL.Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf.Acesso em: 30 ago. 2020.

BRASIL.Lei n. 11892/2008, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 20 mar. 2021.

BRASIL. Decreto n. 7234/2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 20 maio 2021.

BEZERRA, Querubina Aurélio. O olhar dos profissionais da educação acerca dos processos de escolarização de estudante com deficiência intelectual em curso técnico integrado ao ensino médio. Dissertação. 2018. (Mestrado em Educação). Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 2018.

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. São Carlos. 2004. UFSCAR. Tese (Doutorado). Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2921/TeseVLMFC.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 out. 2020.

CARLOU. Amanda. Inclusão na educação profissional: visão dos gestores do IFRJ. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RI, 2014.

CORDEIRO, Jaime. Didática. 2.ed., 4 reimpressão - São Paulo: Contexto, 2017

COSTA, Michele Gomes Noé. A inclusão pelo olhar do incluído: a acessibilidade nos Campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Porto Velho/RO. 2016. 190 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - UNIR, Porto Velho, 2016. Disponível em: https://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1960. Acesso em: 15 set. 2021.

COSTA, Luana Ugalde. Desenvolvimento profissional de coordenadores do NAPNE do Instituto Federal do Acre. Dissertação. 2017. (Mestrado em Ensino Tecnológico).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Manaus, Amazonas, 2017.

FIGUEIREDO, Mirela de Oliveira. et al. A profissionalização do deficiente visual no Brasil: Reflexões a partir da literatura. In: COSTA, Maria da Piedade Resende da. (Organizadora). A pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Maria da Piedade Resende da Costa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, 178p.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Teoria e Práxis e o Antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.7, suplemento, p. 67-82, 2009.

GLAT, Rosana. Desconstruindo representações sociais: por uma cultura de colaboração para inclusão escolar. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, p.9-20, 2018.

IFRO. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Porto Velho, 2018.

IFRO. Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes do IF de Rondônia. Porto Velho. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Carla/Downloads/Plano%20Estratgico%20de%20Permanncia%20e%20xito%20-%20IFRO_.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.

IFRO. Resolução n. 35/2020. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. CONSUP/IFRO/ Porto Velho, 2020.

LACERDA, Cristina Broglio Feitosoa. Tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais: formação e atuação nos espaços educacionais inclusivos. Cadernos de Educação, FaE/PPGE/UFPel. Pelotas, RS. [36]: 133 - 153, mai./ago.2010.

LAMONIER, Elisangela Leles. Perspectivas de futuro profissional das pessoas com deficiência e com necessidades educacionais específicas. 201f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Goiás. Jataí – GO, 2018. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8425. Acesso em: 30 set. 2021.

LISBOA, Rosélia Rodrigues dos Santos. Estratégias de implementação da política de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas nos Institutos Federais Brasileiros. Dissertação. 2017. (Mestrado em Administração). Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, 2017.

MAEKAVA, Fernanda Silva. Os desafios do processo de inclusão no Instituto Federal de São Paulo sob o olhar de estudantes com deficiência, professores e membros do NAPNE. Marília, 2020. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências.

MELLO, Anahi Guedes. Politizar a deficiência, aleijar o queer: algumas notas sobre a produção da hashtag #ÉCapacitismoQuando no Facebook. In: Desigualdades, gêneros e comunicação. Organizado por: Nair Prata e Sônia Caldas Pessoa. São Paulo: Intercom, 2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NASCIMENTO, Franclin Costa et al. A Ação TEC NEP – Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para pessoas com Necessidades Específicas como ferramenta de inclusão nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Científica Internacional. Ano 4 – Nº18. Julho/Setembro/2011.

OLIVEIRA, José Adelmo Menezes de. Formação profissional da pessoa com deficiência: uma experiência da Escola Técnica Federal de Sergipe/Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (2001-2007. Tese (Doutorado).210f.). São Cristóvão, 2018. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/11529. Acesso em: 30 set. 2021.

OLIVEIRA, Maria Dejanira de. A inclusão no contexto dos institutos federais de educação: A trajetória pedagógica do NAPNE/IFTM – Campus Uberaba. Dissertação. 2018. (Mestrado em Educação Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba. Uberaba, Minas Gerais, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7208065. Acesso em: 31 ago. 2021.

PANTALEÃO, Edson. Dilemas no cotidiano escolar: implicações nos processos de inclusão, formação continuada e constituição profissional. In Políticas, práticas pedagógicas e formação: dispositivos para a escolarização de alunos(as) com deficiência. Denise Meyrelles de Jesus, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá (Organizadores). Vitória, ES: EDUFES, 2013.

PACHECO, Eliezer. Institutos federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília – DF. Editora Moderna, 2011.

PLETSCH, Márcia Denise. Educação especial e inclusão escolar: políticas, práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem. Poíesis Pedagógica,Catalão-GO, v.12, n.1, p. 7-26, jan/jun. 2014.

ROCHA, Artur Batista de Oliveira. O papel do professor na educação inclusiva. Ensaios Pedagógicos, v.7, n.2, jul/dez. 2017. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n14/n14-artigo-1-O-PAPEL-DO-PROFESSOR-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA.pdf. Acesso em: 01 set. 2023.

RODRIGUES SANTOS, Jessica. Inclusão escolar e os modos de planejamento educacional individualizado nos Institutos Federais brasileiros. 163f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13112. Acesso em: 07 out. 2021.

SONZA, Andréa Poletto. VILARONGA, Carla Ariela Rios. MENDES, Enicéia Gonçalves. Os NAPNEs e o Plano Individualizado nos Institutos Federais de Educação. Revista Educação Especial. V.33; 2020 – Santa Maria. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial. Acesso em: 15 maio 2021.

TABOSA, Marcilene França da Silva. Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal – RN, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29178. Acesso em: 30 set. 2021.

TEÓFILO, Sandro Vieira. Os desafios e as perspectivas para educação inclusova: Análise acerca da inclusão no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. IF Sudeste – MG. 115f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2019.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos. 2019. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/simpac/article/view/4389. Acesso em: 15 out. 2021.

ZERBATO, Ana Paula; VILARONGA, Carla Ariela Rios; SANTOS, Jéssica Rodrigues. Atendimento Educacional Especializado nos Institutos Federais: Reflexões sobre a Atuação do Professor de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial. Bauru, v. 27, e0196, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100319&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2021.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Silva, S. C. G. C., & Silva, N. R. (2023). A inclusão educacional no Ensino Profissionalizante em uma Instituição Federal no Estado de Rondônia. Revista Educação Especial, 36(1), e60/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X75216

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.