A inclusão educacional no Ensino Profissionalizante em uma Instituição Federal no Estado de Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X75216

Palavras-chave:

Educação profissional, Educação inclusiva, Educação especial

Resumo

A presente pesquisa tem como tema a inclusão educacional no ensino profissionalizante. O movimento mundial para a educação inclusiva exige que as instituições de ensino regular se organizem para ofertar educação de qualidade para todos, incluindo as pessoas com deficiência, em todos os níveis de ensino. Desta forma, a presente pesquisa objetivou investigar o ensino profissional ofertado às pessoas com deficiência, nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, em uma Instituição de Educação, Ciência e Tecnologia no Estado de Rondônia, quanto ao processo formativo profissionalizante, a partir da percepção dos estudantes com deficiência, professores e coordenadores. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de caráter descritivo. A técnica de coleta de dados utilizada foi a de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco estudantes, três professores e seis coordenadores, bem como pesquisa documental nos principais documentos institucionais que orientam e normatizam a inclusão no Instituto. Para análise dos dados foram utilizados os procedimentos descritos pela técnica de análise de conteúdo. Como resultados foi possível identificar que a percepção dos sujeitos da pesquisa, a aprendizagem dos estudantes com deficiência, apesar de ocorrer com algumas dificuldades no processo, ela se efetiva por meio de ações institucionais com esforços variados para o fortalecimento dos NAPNEs. Todavia também se registram barreiras e desafios para efetivação de um ensino de qualidade como barreiras metodológicas, comunicacionais e principalmente atitudinais.

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Biografia do Autor

Sônia Carla Gravena Cândido Silva, Federal Institute of Rondônia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2003), mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Rondônia (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2022). Atualmente é Pedagoga na Coordenação de Assistência ao Educando no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, formação de professores, sala de recursos multifuncionais, educação e estratégias de ensino.

Nilson Rogério Silva, São Paulo State University

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pos-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – USP. Professor Associado junto ao Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus de Marília, Livre-Docência em Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador, atua nas áreas de Saúde do Trabalhador e Reabilitação Profissional nas seguintes temáticas: terapia ocupacional, educação especial, ergonomia, saúde ocupacional, saúde do trabalhador e prevenção. Docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp Campus de Marília – SP , Linha: Educação Especial. Coordena o Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência Unesp Campus de Marília, credenciado junto ao CNPq e participa do Grupo de estudos e pesquisas na Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais - GEPEACAHS.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

Silva, S. C. G. C., & Silva, N. R. (2023). A inclusão educacional no Ensino Profissionalizante em uma Instituição Federal no Estado de Rondônia. Revista Educação Especial, 36(1), e60/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X75216