Bullying envolvendo alunos com deficiência: análise a partir de uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67847

Palavras-chave:

Bullying, Alunos com deficiência, Revisão Sistemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e analisar o que vem sendo discutido entre as pesquisas envolvendo o bullying e os alunos com deficiência bem como apresentar estratégias de enfrentamento e prevenção desse problema. Com o propósito de embasar esta análise, foi realizada uma revisão sistemática da literatura em trabalhos indexados nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Portal de Periódicos CAPES e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no recorte temporal entre os anos de 2011 a 2021. Utilizando-se de critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 16 trabalhos acadêmicos, os quais constituem a amostra deste estudo. Do processo analítico a partir das indicações da revisão sistemática, emergiram duas categorias: i) Relações interpessoais com/entre alunos com deficiência; ii) Estratégias de enfrentamento e prevenção do bullying envolvendo alunos com deficiência. A pesquisa evidenciou que os alunos com deficiência estão mais propensos a serem rejeitados e vitimizados na escola, por conta disso, entre as estratégias de prevenção e enfrentamento do bullying envolvendo esse público, destaca-se aquelas de caráter contextualista/interacionista, como preconiza a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH), por meio do fortalecimento das relações entre pares, a formação de professores e o fortalecimento do vínculo família-escola.

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Biografia do Autor

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC

Doutoranda na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC, Brasil.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC

Professora doutora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC, Brasil.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC

Professora doutora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil.

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Publicado

2022-03-30 — Atualizado em 2022-04-13

Versões

Como Citar

Tessaro, M., Trevisol, M. T. C., & Pieczkowski, T. M. Z. (2022). Bullying envolvendo alunos com deficiência: análise a partir de uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, 35, e14/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X67847 (Original work published 30º de março de 2022)