<b>Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anos</b>

Autores

  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina
  • Abegair Farias de Lima Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina
  • Tatiane Ruhoft Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina

Resumo

Este artigo aborda a importância de programas de Estimulação Essencial para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais, particularmente na faixa etária de zero a três anos. Refere pesquisa que revela que o nascimento de uma criança com necessidades especiais, significa, para os pais, o desmoronamento de sonhos e projetos e mostra que a maneira destas famílias reestruturarem-se depende da compreensão e conhecimento que cada uma possui, bem como da ajuda externa encontrada. Aborda, também, projeto de extensão, como possibilidade de interação pedagógica com as crianças e suas famílias. O estudo traz a constatação de que ao propiciar subsídios para estimular os filhos, aumenta a auto-estima dos pais que passam a perceber as crianças a partir de suas capacidades e não pelo prisma da deficiência. Percebeu-se que os referidos programas favorecem o desenvolvimento, superando a lógica de isolamento social historicamente imposto às crianças com deficiências e conscientizam as famílias para incorporar atitudes estimuladoras, percebendo os filhos como sujeitos históricos, capazes de desenvolverem-se, embora de maneiras diferentes.

Palavras-chave: Estimulação Essencial. Desenvolvimento. Criança com Necessidades Especiais

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Como Citar

Pieczkowski, T. M. Z., de Lima, A. F., & Ruhoft, T. (2011). <b>Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anos</b>. Revista Educação Especial, (27), 101–118. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4356

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua