Jean Itard e Victor do Aveyron: olhares contemporâneos sobre a narrativa de uma experiência pedagógica do início do século XIX

Autores

  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22493

Palavras-chave:

Educação especial, Interação social, Isolamento social.

Resumo

Este artigo surgiu do desafio do Grupo de Estudos e Pesquisaem Educação Especiale Inclusão – GEPE da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para escrever sobre o encontro do médico Jean Itard e o garoto selvagem conhecido como Victor do Aveyron. A elaboração deste texto toma como materialidades empíricas as meticulosas narrativas escritas por Itard na França, no período de1801 a1806. O estudo objetiva analisar esse acontecimento histórico a partir das leituras do presente e compreender a influência de epistemologias e políticas educacionais nas práticas da Educação Especial. O estudo evidencia as mudanças entre uma educação individual, pautada da educação dos sentidos e políticas atuais de inclusão, instigando, também, a refletir se a lógica da “educação para todos” não apresenta o risco da negação da diferença. A análise dos relatórios do trabalho educacional de Itard e Victor do Aveyron contribui para a compreensão de uma época, mas provoca, também, a reflexão acerca de indagações ainda presentes quanto à interferência de aspectos biológicos e sociais no desenvolvimento humano. Apesar dos entusiasmos e desencantos explicitados por Itard na educação de Victor, sua experiência analisada com referenciais epistemológicos contemporâneos contribui para a compreensão da necessária ruptura com crenças no determinismo biológico, enfatizando a importância da interação social para a aprendizagem e desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação (UFSM). Professora titular do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação na UNOCHAPECÓ, na Linha de Pesquisa “Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas”. Integrante do GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisaem Educação Especial e Inclusão (UFSM). 

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Publicado

2016-11-07

Como Citar

Pieczkowski, T. M. Z. (2016). Jean Itard e Victor do Aveyron: olhares contemporâneos sobre a narrativa de uma experiência pedagógica do início do século XIX. Revista Educação Especial, 29(56), 583–596. https://doi.org/10.5902/1984686X22493

Edição

Seção

Dossiê: ITARD e VICTOR – Educação Especial na contemporaneidade