<b>Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anos</b>
Abstract
Este artigo aborda a importância de programas de Estimulação Essencial para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais, particularmente na faixa etária de zero a três anos. Refere pesquisa que revela que o nascimento de uma criança com necessidades especiais, significa, para os pais, o desmoronamento de sonhos e projetos e mostra que a maneira destas famílias reestruturarem-se depende da compreensão e conhecimento que cada uma possui, bem como da ajuda externa encontrada. Aborda, também, projeto de extensão, como possibilidade de interação pedagógica com as crianças e suas famílias. O estudo traz a constatação de que ao propiciar subsídios para estimular os filhos, aumenta a auto-estima dos pais que passam a perceber as crianças a partir de suas capacidades e não pelo prisma da deficiência. Percebeu-se que os referidos programas favorecem o desenvolvimento, superando a lógica de isolamento social historicamente imposto às crianças com deficiências e conscientizam as famílias para incorporar atitudes estimuladoras, percebendo os filhos como sujeitos históricos, capazes de desenvolverem-se, embora de maneiras diferentes.
Palavras-chave: Estimulação Essencial. Desenvolvimento. Criança com Necessidades Especiais
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).