Coensino e Educação Física escolar: intervenções voltadas à inclusão de estudantes com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65968

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Educação Especial, Educação Inclusiva, Ensino Colaborativo, Pessoas com deficiência.

Resumo

Sob a perspectiva da educação inclusiva, a Educação Física Escolar (EFE) tem procurado assegurar oportunidades de participação efetiva aos estudantes com deficiência (ECD). Todavia, o professor de Educação Física (PEF) ainda encontra muitos desafios, entre os quais se destaca a falta de serviços de apoio à inclusão em sua área. Surge então o interesse em investigar o coensino como possibilidade de apoio ao PEF. Assim, o objetivo deste trabalho centra-se em descrever e analisar intervenções, por meio da aplicação do coensino pelos agentes protagonistas (PEF, ECD e seus pares), enquanto apoio para promover a inclusão de ECD no contexto da EFE, sob a perspectiva colaborativa. Trata-se de um estudo qualitativo, caracterizado como pesquisa colaborativa. A coleta de dados foi realizada em duas escolas do interior paulista. Os participantes foram três PEF, suas respectivas turmas e um professor colaborador especialista em EFE. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observação sistemática. O tratamento dos dados foi baseado em análise temática e os resultados foram apresentados em casos, conforme as categorias: a) comunicação; b) coplanejamento; c) distribuição compartilhada de instrução e avaliação; d) resolução de conflito. No caso 1 e 2, foram positivos a intervenção, no caso 3 não, por dificuldades no coplanejamento. Conclui-se que a aplicação do coensino nas aulas de Educação Física é possível e viável, considerando que esta estratégia colaborativa supriu, de maneira específica, as necessidades dos PEF e ECD em dois casos, favorecendo a inclusão no contexto estudado. 

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Biografia do Autor

Melina Radaelli Gatti, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Doutoranda na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Mey de Abreu van Munster, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Professora pós-doutora da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

Gatti, M. R., & Munster, M. de A. van. (2021). Coensino e Educação Física escolar: intervenções voltadas à inclusão de estudantes com deficiência. Revista Educação Especial, 34, e55/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X65968