Língua portuguesa como língua adicional para surdos e o seu aprender em articulação com a Libras como língua matriz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X64603

Palavras-chave:

Educação Especial, Língua Brasileira de Sinais, Português como segunda língua para surdos

Resumo

Este trabalho aborda o processo relacional entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa (LP) na apropriação da escrita por pessoas surdas sinalizadoras. Supõem-se certa hibridização na aprendizagem da LP que resulta da experiência singular materializada no corpo surdo, a partir das suas interações com a Libras, adotada aqui como uma língua matriz. Embora pesquisas na área da surdez discutam a importância do ensino diferenciado da LP para surdos, a partir de propostas de ensino de segunda língua (L2), problemas metodológicos ainda são presentes nesta área. Pesquisas apontam, como estratégia de reparo, a aplicabilidade de materiais didáticos e novos métodos de ensino. No entanto, como as limitações no ensino de surdos ainda são evidentes, o intuito deste estudo foi o de discutir o processo do aprender a LP escrita com base na descrição conceitual de língua matriz e língua adicional, construídos a partir do conceito de matriz de experiência em Michel Foucault, portanto, nas filosofias da diferença. Para esse estudo, foi necessário promover o estado da arte de pesquisas, na temática sobre o aprender surdo da língua portuguesa escrita, com o auxílio do levantamento bibliográfico. A reflexão teórica e a bibliografia estudada, dos últimos dez anos, apresentam como resultados a contribuição de estudos sobre o ensino da língua portuguesa para surdos, mostrando o que se tem acerca das pesquisas neste campo e o que precisamos traçar como novidade para este cenário investigado. Em suma, o panorama delineado revela a necessidade de ampliação conceitual para esta área.

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Biografia do Autor

Priscila Silveira Soler, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Mestra pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Professora doutora da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Soler, P. S., & Martins, V. R. de O. (2022). Língua portuguesa como língua adicional para surdos e o seu aprender em articulação com a Libras como língua matriz. Revista Educação Especial, 35, e63/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X64603

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