Avaliação multimodal das habilidades sociais de estudantes com paralisia cerebral usuários de comunicação alternativa

Autores

  • Patricia Lorena Quiterio Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Eliane Gerk Universidade Católica de Petrópolis
  • Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24735

Palavras-chave:

educação especial, habilidades sociais, paralisia cerebral

Resumo

As relações interpessoais tem sido foco de interesse de pesquisas nas áreas de ciências sociais e humanas. O aluno com paralisia cerebral que não consegue se comunicar oralmente de forma eficiente pode ser incapaz de expressar seus sentimentos e pensamentos, prejudicando seu desenvolvimento acadêmico e social. O objetivo geral desta investigação foi descrever o repertório de Habilidades Sociais de alunos com paralisia cerebral. Os objetivos específicos foram: a) adaptar o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (SMHSC – Del Prette e Del Prette) para alunos com paralisia cerebral, não-oralizados usando recursos da Comunicação Alternativa para tal e, b) verificar a consistência de uma proposta de avaliação multimodal para pessoas com paralisia cerebral não-oralizadas. A avaliação multimodal envolveu a aplicação dos seguintes instrumentos: Inventário de Habilidades Sociais para Pessoas Não-Oralizadas (IHSPNO), registro de observação direta dos alunos em situações sociais, questionário com os responsáveis pelos alunos e entrevista com os professores desses alunos. Para estimar a concordância entre a auto avaliação e a avaliação da professora por meio do IHSPNO optou-se pelo emprego do Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney. Este teste verificou que não houve diferença entre as duas formas de avaliação. Os dados revelaram frequência adequada de emissão de comportamentos nas subclasses Assertividade e Autocontrole e Expressividade emocional. Os sujeitos apresentaram frequência parcial em Habilidades Básicas, Empatia, Fazer amizades e Habilidades Sociais Acadêmicas e baixa frequência em Civilidade e Solução de Problemas Interpessoais. Este resultado aponta a necessidade de oferta de um Treinamento de Habilidades Sociais para pessoas com paralisia cerebral.

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Biografia do Autor

Patricia Lorena Quiterio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicóloga, Pedagoga, Doutora em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Eliane Gerk, Universidade Católica de Petrópolis

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas. Professora Titular do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis

Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicóloga, Doutora (Ph D) em Special Education pela Vanderbilt University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduaçãoem Educação Especial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ProPEd. Bolsista de produtividade de CNPq. 

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Quiterio, P. L., Gerk, E., & Nunes, L. R. d’Oliveira de P. (2017). Avaliação multimodal das habilidades sociais de estudantes com paralisia cerebral usuários de comunicação alternativa. Revista Educação Especial, 30(58), 455–470. https://doi.org/10.5902/1984686X24735

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua