Programas de intervenção em habilidades sociais de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X66900

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Treinamento em Habilidades Sociais, Revisão de Literatura

Resumo

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista podem ter déficits para desenvolver e ampliar seu repertório de Habilidades Sociais, o que pode prejudicar as relações interpessoais e a qualidade de vida. O Treinamento em Habilidades Sociais é uma das intervenções indicadas para favorecer a interação social. Diante disso, o artigo tem por objetivo descrever os procedimentos adotados (caracterização de participantes e delineamento de pesquisa), os resultados e as limitações de programas de intervenção em habilidades sociais de crianças com Transtorno do Espectro Autista a partir de uma revisão de literatura. Para isso, realizou-se uma revisão de publicações na base de dados SciELO, Periódicos Capes, Banco de Teses Capes, Lilacs, PsycNET e Corpus HS. Para refinamento da pesquisa foram considerados os seguintes descritores em português e em inglês: “transtorno do espectro autista”, “autismo”, “habilidades sociais”. A análise dos estudos indicou que os programas de intervenção contemplaram a faixa etária entre 4 e 18 anos de idade com foco em crianças e adolescentes com TEA com nível de apoio leve. A maioria das intervenções utilizou delineamento quase experimental, e os resultados indicaram uma ampliação no repertório de Habilidades Sociais dos participantes após a intervenção. A revisão de literatura indicou a necessidade de ampliar os estudos nesta área, especialmente em contexto nacional. Conclui-se, pela necessidade de intervenções voltadas para indivíduos, que exigem apoio muito substancial.

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Biografia do Autor

Mariane Voga de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Patricia Lorena Quiterio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora doutora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

Oliveira, M. V. de, & Quiterio, P. L. (2022). Programas de intervenção em habilidades sociais de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, 35, e43/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X66900