Ensino de habilidades sociais para pessoas com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65428

Palavras-chave:

Revisão Bibliográfica, Autismo, Comportamento humano, Habilidades Sociais

Resumo

Esta revisão sistemática trata-se de um levantamento bibliográfico sobre os tipos de treinos de habilidades sociais para pessoas com Transtorno do espectro autista abordados na literatura especializada. A busca dos textos foi realizada em diferentes plataformas, tais como PubMed e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os artigos escolhidos foram obtidos na íntegra e examinados conforme os critérios estabelecidos. Foram identificados diferentes modelos e ferramentas de ensino de habilidades sociais, entre eles, a utilização da musicoterapia, ferramentas virtuais, intervenção baseada na interação entre pares, atividades lúdicas e procedimentos tradicionais e estruturados. As principais habilidades abordadas nas pesquisas foram contato visual, atenção compartilhada, conversação, fazer comentários, compartilhar brincadeiras, reconhecimento de emoções e teoria da mente. As pesquisas indicaram que o ensino de habilidades sociais para pessoas com Transtorno do espectro autista proporciona progressos nesse no repertório social, independente do modelo de ensino aplicado. Sendo assim, esse trabalho foi relevante pelo fato de reunir diferentes pesquisas acerca da mesma temática, podendo contribuir na escolha de modelos de ensino a serem aplicados com pacientes que possuem diferentes repertórios e necessidades, sobretudo em contexto clínico.

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Biografia do Autor

Cynthia Alves Felix Sousa, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Mestranda pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Henrique Jonathan Nascimento de Araújo, Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Buenos Aires

Doutorando pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Buenos Aires, Argentina.

Mayara Ferreira Barbosa, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Doutora pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

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Publicado

2022-06-28

Como Citar

Sousa, C. A. F., Araújo, H. J. N. de, & Barbosa, M. F. (2022). Ensino de habilidades sociais para pessoas com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial, 35, e19/1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X65428