Vivências de alunos autistas no Ensino Superior: acesso, permanência e inclusão
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X88635Parole chiave:
Autismo, Ensino Superior, InclusãoAbstract
Este artigo se propõe a analisar as vivências de alunos autistas em uma instituição de Ensino Superior. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação colaborativo-crítica, realizada com um grupo de 15 alunos autistas da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe. Foram realizados 13 encontros coletivos presenciais, com a discussão de diversas temáticas relacionadas ao contexto da inclusão no ensino superior, como o acesso à universidade, modos de ensino e aprendizagem, fatores sociais, dentre outras. Portanto, os dados analisados foram os relatórios descritivo-analíticos dos encontros, a partir da análise do conteúdo e da perspectiva histórico-cultural. Observou-se que o processo burocrático e comprobatório para a matrícula, a falta de suporte inicial para o reconhecimento da dinâmica da universidade e, especialmente, a dificuldade de compreensão da comunidade acadêmica quanto ao espectro autista, são fatores que contribuem para a manutenção de barreiras educacionais e sociais para essas pessoas no Ensino Superior.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGUILAR, Claudia Paola Carrasco; RAULI, Patricia Forte. Desafios da inclusão: a invisibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-26, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44082. Acesso em: 9 maio. 2023.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
BAGATELL, N. From cure to community: Transforming Notions Of Autism. Ethos, v. 38, n. 1, p. 33-55, 2010. Disponível em: https://anthrosource.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1548-1352.2009.01080.x?globalMessage=0. Acesso em: 7 mar. 2023.
BAPTISTA, Claudio Roberto. Política pública, Educação Especial e escolarização no Brasil. Educação e Pesquisa, v. 45, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163912. Acesso em: 2 jul. 2024.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Líber, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BITTENCOURT, Ivanise Gomes de Souza; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. O cenário das pesquisas no âmbito das experiências de vida narradas por pessoas adultas com TEA. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 47752-47765, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13335. Acesso em: 6 jul. 2024.
BOWSER, A. D. Young adults with ASD may be at greater risk of depression. MDedge Psychiatry, 2018. Disponível em: https://www.mdedge.com/psychiatry/article/173870/depression/young-adults-asd-may-be-greater-risk-depression. Acesso em: 7 mar. 2023.
BRASIL, Política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva. MEC. SEESP. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 149, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 15 abr. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Casa Civil, Brasília, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em: 15 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior. Secadi/Sesu-2013. Brasília/DF, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12737-documento-orientador-programa-incluir-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 abr. 2023.
BOLOURIAN, Yasamine; ZEEDYK, Sasha M.; BLACHER, Jan. Autism and the University Experience: Narratives from Students with Neurodevelopmental Disorders. J Autism Dev Disord, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10803-018-3599-5. Acesso em: 6 jul. 2024.
CAGE, Eilidh; HOWES, Jack. Dropping out and moving on: A qualitative study of autistic people’s experiences of university. Autism, v. 24, n. 7, p. 1664-1675, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7575306/. Acesso em: 11 maio. 2023.
CANAL, Sandra. A inclusão do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação superior. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9546/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Sandra%20Canal.pdf. Acesso em: 9 maio. 2023.
DAINEZ, Débora; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; SOUZA, Flavia Faissal de. A dimensão constitutiva do meio: implicações políticas e práticas em educação especial. Educação & Sociedade, v. 43, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LnMmbHnMMDGvksFyjjG9Lfv/. Acesso em: 6 jul. 2024.
FABRI, Marc et al. Experiences of higher education students on the autism spectrum: Stories of low mood and high resilience. International Journal of Disability, Development and Education, v. 69, n. 4, p. 1411-1429, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1034912X.2020.1767764#d1e165. Acesso em: 11 maio. 2023.
FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GUTHRIE, Whitney et al. Accuracy of autism screening in a large pediatric network. Pediatrics, v. 144, n. 4, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://publications.aap.org/pediatrics/article/144/4/e20183963/76979/Accuracy-of-Autism-Screening-in-a-Large-Pediatric?autologincheck=redirected. Acesso em: 7 mar. 2023.
HYMAN, Susan L. et al. Identification, evaluation, and management of children with autism spectrum disorder. Pediatrics, v. 145, n. 1, p. 1-69, 2020. Disponível em: https://publications.aap.org/pediatrics/article/145/1/e20193447/36917/Identification-Evaluation-and-Management-of. Acesso em: 7 mar. 2023.
JACONI, K. M. F. R.; FRANÇA, B. R. B.; ALMEIDA, M. L. A pesquisa-ação colaborativo-crítica como metodologia: um estudo de caso a partir de um grupo de pesquisa. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 175–183, 2023. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6833. Acesso em: 8 jul. 2024.
KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educação & Sociedade, v. 33, p. 833-849, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/9GqQTbYV8QjfVWpqjdyFHDP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 jul. 2024.
LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola. Horizontes, v. 36, n. 3, p. 111- 120, 2018. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/709. Acesso em: 18 mar. 2024.
OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro de Mendonça; ABREU, Tiago Florencio de. A percepção do aluno com transtorno do espectro autista sobre o processo de inclusão na Universidade Federal de Goiás (UFG). Revista Diálogos e Perspectivas em educação especial, v. 6, n. 2, p. 59-76, 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8897. Acesso em: 9 maio. 2023.
OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro de Mendonça; SANTIAGO, Cinthia Brenda Siqueira; TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves. Educação inclusiva na universidade: perspectivas de formação de um estudante com transtorno do espectro autista. Educação e Pesquisa, v. 48, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198911/183096. Acesso em: 6 jul. 2024.
PINO, Angel. A psicologia concreta de Vigotski: implicações para a educação. Psicologia da Educação, n. 7/8, p. 29-52, 1999. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/42857. Acesso em: 23 abr. 2024.
PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
SALES, Jefferson Falcão. Avaliação da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo no Ensino Superior: estudo de caso na Universidade Federal do Ceará. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58078. Acesso em: 9 maio. 2023.
SALGADO, Nathalia Di Mase et al. Transtorno do Espectro Autista em Crianças: Uma Revisão Sistemática sobre o Aumento da Incidência e Diagnóstico. Research, Society and Development, v. 11, n. 13, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/35748/30011/396198. Acesso em: 7 mar. 2023.
SANTOS, Wellington Farias et al. A Inclusão da Pessoa com Autismo no Ensino Superior. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 9, n. 3, p. 51-66. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/33786. Acesso em: 9 maio. 2023.
SARMET, Yvanna Aires Gadelha; FARIA, Júlia Valle de; SILVA, Guilherme Queiroz da; OLIVEIRA, Nina Puglia. Criação de um núcleo de atendimento à comunidade autista e neurodiversa na Universidade de Brasília: relato de experiência. Participação, v. 21, n. 37, p. 100-113, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/45052. Acesso em: 7 mar. 2023.
SILVA, Giovanna Santos da; CAMARGO, Erica Daiane Ferreira; GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento. Desafios na trajetória escolar de jovens e adultos autistas do ensino superior. Pró-Discente, v. 31, n. 1, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/43863. Acesso em: 27 fev. 2024.
SILVA, Solange Cristina da et al. Estudantes com transtorno do espectro autista no ensino superior: analisando dados do INEP. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 24, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/fvzHNXfHzkFcPTMkcY9gPxd/. Acesso em: 6 jul. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Portal Universidade Federal de Sergipe. 2023. Disponível em: https://www.ufs.br/. Acesso em: 5 jun. 2023.
VIEZEL, Kathleen D.; WILLIAMS, Elizabeth; DOTSON, Wesley H. College-based support programs for students with autism. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, v. 35, n. 4, p. 234-245, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1088357620954369. Acesso em: 11 maio. 2023.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S. 7 aulas de L. S. Vigotski: sobre os fundamentos da pedologia. Tradução Zoia Prestes; Elizabeth Tunes. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.
WUO, Andrea Soares; DE BRITO, Andre Luiz Corrêa. Autismo e o paradigma da neurodiversidade na pesquisa educacional. Linhas Críticas, v. 29, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/45911. Acesso em: 18 mar. 2024.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Revista Educação Especial
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).