Vivências de alunos autistas no Ensino Superior: acesso, permanência e inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88635

Palavras-chave:

Autismo, Ensino Superior, Inclusão

Resumo

Este artigo se propõe a analisar as vivências de alunos autistas em uma instituição de Ensino Superior. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação colaborativo-crítica, realizada com um grupo de 15 alunos autistas da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe. Foram realizados 13 encontros coletivos presenciais, com a discussão de diversas temáticas relacionadas ao contexto da inclusão no ensino superior, como o acesso à universidade, modos de ensino e aprendizagem, fatores sociais, dentre outras. Portanto, os dados analisados foram os relatórios descritivo-analíticos dos encontros, a partir da análise do conteúdo e da perspectiva histórico-cultural. Observou-se que o processo burocrático e comprobatório para a matrícula, a falta de suporte inicial para o reconhecimento da dinâmica da universidade e, especialmente, a dificuldade de compreensão da comunidade acadêmica quanto ao espectro autista, são fatores que contribuem para a manutenção de barreiras educacionais e sociais para essas pessoas no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Giovanna Santos da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa (GEPELC).

Rosana Carla do Nascimento Givigi, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutora em Educação Especial pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa (GEPELC).

Erica Daiane Ferreira Camargo, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa (GEPELC).

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Silva, G. S. da, Givigi, R. C. do N., & Camargo, E. D. F. (2024). Vivências de alunos autistas no Ensino Superior: acesso, permanência e inclusão. Revista Educação Especial, 37(1), e44/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X88635

Edição

Seção

Dossiê: Contextos de transversalidade da Educação Especial no ensino superior com foco na inclusão escolar - Organizadores: Clarissa Haas e Edson Pantaleão